Belo Horizonte, - A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) acaba de entregar à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) um pacote de soluções tecnológicas inovadoras que prometem transformar a gestão de Recursos Humanos (RH) no âmbito educacional. As novas ferramentas, que incluem a implantação do inédito Quadro de Alocação de Pessoal (QAP) e significativas funcionalidades aprimoradas no Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe), além do novo Cadastro de Professores Externos (PEX), visam otimizar a rotina de escolas, professores e do quadro administrativo, beneficiando diretamente os 1,5 milhão de estudantes da rede estadual de ensino.
Desenvolvidas pelas equipes da Superintendência de Sistemas Educacionais e da Gerência de Sistemas de RH da Educação (GEF) do Prodemge, as entregas já estão valendo para este ano letivo e representam um salto qualitativo na gestão de pessoal. O foco principal reside no Siagepe, sistema crucial para o processo de contratação de pessoal temporário, e no Controle Quadro Pessoal (SYSADP), responsável pela gestão do quadro de funcionários das escolas e pelo levantamento do quantitativo de profissionais alocados.
A grande novidade é a implementação do Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), um sistema moderno que atualiza dinamicamente a distribuição de professores nas turmas e realiza o levantamento preciso das necessidades de contratação. Esta ferramenta inteligente otimiza a alocação de profissionais e agiliza a identificação de vagas.
Renan Ribeiro, superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, destaca o impacto positivo das melhorias no RH da rede estadual. "Nosso objetivo é promover agilidade e organização nos processos de contratação, beneficiando tanto a administração das escolas quanto os milhares de professores que desejam trabalhar na rede estadual. Agora, eles terão acesso a um processo de alocação 100% transparente", reforça.
Ribeiro enfatiza ainda o impacto direto dessas inovações no cotidiano dos alunos. "A assertividade no processo de contratação contribui para garantir a presença do professor em sala de aula, seja substituindo um colega em licença médica ou mesmo assumindo uma vaga recém-aberta, evitando demoras desnecessárias e salas de aula vazias", explica.
Anderson Cadar, scrum master da equipe de desenvolvimento, celebra a eficiência do QAP. "Com a implantação do QAP, a SEE obteve clareza na distribuição de professores nas turmas e uma significativa melhoria na identificação de vagas para contratação temporária no magistério, apoiando o levantamento de vagas de exercícios pela SEE. A participação ativa de diretores e gestores no desenvolvimento da aplicação resultou em uma interface com melhor usabilidade. A solução impressionantemente reduz o número de cliques de 32 para apenas um no processo de alocação de um professor", comemora.
O superintendente de Gestão de Pessoas da SEE-MG, Tarcísio de Castro Monteiro, ressalta a importância da parceria com a Prodemge na modernização dos processos. "A sustentação e ampliação de sistemas de tecnologia realizadas em parceria com o Prodemge representam um salto de organização, qualidade e transparência na contratação de profissionais da Educação. A entrega de soluções inovadoras e de qualidade vêm transformando os processos de RH da rede estadual e têm impacto direto na qualidade do ensino em Minas. Vivemos um momento de legado", afirma Monteiro.
Outras importantes entregas da Prodemge incluem o Painel Gerencial no Siagepe, que unifica informações cruciais e simplifica a gestão da contratação de pessoal do magistério e administrativo, eliminando processos manuais complexos.
Além disso, o novo Cadastro de Professores Externos (PEX), integrado ao QAP, facilitará o cadastro de professores que não pertencem à rede pública e que irão ministrar aulas em projetos como o Educação de Jovens e Adultos (EJA), Somar e Trilhas de Futuro. Uma inovação significativa do PEX é a integração com a Receita Federal para a validação do cadastro dos professores via CPF, garantindo maior segurança e confiabilidade ao sistema. Outro benefício importante é a permissão de acesso ao diário eletrônico DED+ tanto para professores quanto para estudantes.
Com estas novas soluções tecnológicas, a Prodemge e a SEE-MG demonstram um compromisso contínuo com a modernização da gestão educacional, buscando otimizar processos, garantir a qualidade do ensino e beneficiar toda a comunidade escolar de Minas Gerais.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.