A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) apresentou os resultados da primeira edição do Trem, seu programa de inovação aberta, durante a 145ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), que acontece em Belo Horizonte até esta sexta-feira (14/3).
O evento reúne empresas do setor de tecnologia de todo o país para debater os desafios da transformação digital nos serviços públicos, abordando temas como inteligência artificial, segurança da informação e novas soluções tecnológicas.
A Prodemge é uma das pioneiras no país a implementar soluções inovadoras para desafios próprios e do estado, seguindo o Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182 de 2021). O programa Trem permite a contratação de startups para o desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVP), que são testados e avaliados pela Prodemge.
Na primeira edição do programa, foram assinados dois Contratos Públicos para Solução Inovadora (CPSI):
- Uma solução que facilita a pesquisa de preços para processos de licitação;
- Uma solução que valida e transcreve documentos por meio de tecnologia OCR.
Ambas as soluções foram desenvolvidas por startups selecionadas pelo programa Trem, sob a supervisão da Prodemge.
A segunda edição do programa será lançada ainda neste primeiro semestre, com quatro novos desafios.
O diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, destacou a importância da troca de experiências entre as empresas associadas à Abep-TIC para a transformação digital dos serviços públicos em Minas Gerais e no Brasil.
"Ao longo do tempo, temos observado que muitos dos desafios enfrentados são iguais, independentemente da entidade ou do estado. Então, essa troca de experiências, conhecer o que cada um tem feito, os casos de sucesso e insucesso é muito importante", ressaltou Reis.
Allan Araújo, vice-presidente de Tecnologia da Abep-TIC e diretor-presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI/PE), elogiou a Prodemge como anfitriã da reunião e referência nacional do setor.
"A Prodemge é uma empresa pública que se destaca no cenário nacional, que está na vanguarda no processo de inovação aberta e é referência em várias soluções que aumentam a eficiência governamental, como o Automatiza.MG, que inclusive levamos para Pernambuco", disse Araújo.
Além da apresentação do programa Trem, a Prodemge participou de debates sobre os desafios da segurança digital no setor público, tema crucial para a proteção de dados e a garantia da continuidade dos serviços.
O encontro contou com a participação de diversos representantes da Prodemge, incluindo diretores e assessores, que compartilharam conhecimentos e experiências sobre as últimas tendências e desafios do setor de tecnologia.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.