A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora, em colaboração com a Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa), levará uma série de ações aos moradores do Residencial Belo Vale I, no bairro Barbosa Lage, ao longo de 2025. As iniciativas começam em março e fazem parte do Plano de Monitoramento e Acompanhamento Social (PMAS).
O Procon esteve presente em uma assembleia com a comunidade, apresentando os serviços que serão oferecidos, como oficinas de educação financeira, orientações sobre orçamento familiar, atividades educativas para crianças e adolescentes sobre consumo consciente e sustentabilidade, além do atendimento do Procon Aqui. A equipe também identificará moradores em situações de endividamento ou superendividamento, oferecendo ações do Programa de Tratamento ao Superendividamento, com suporte psicossocial e educação financeira.
Tainah Marrazzo, Superintendente do Procon/JF, destacou que a parceria com a Emcasa é um exemplo de como políticas públicas locais podem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo inclusão, educação e redução de desigualdades. “Ao promover educação, inclusão financeira, sustentabilidade e redução das desigualdades, a iniciativa não apenas beneficia a comunidade local, garantindo que as necessidades dos cidadãos sejam ouvidas e atendidas de forma eficaz, mas também avança em direção a um futuro mais justo e igualitário”, afirmou.