A Primeira Turma do supremo tribunal federal rejeitou por unanimidade, nesta sexta-feira (18), o recurso apresentado pelo ex-deputado Eduardo Bolsonaro contra a sua condenação a quatro anos e dois meses de prisão no caso conhecido como o processo do tarifaço.
O placar final ficou em 4 votos a 0 no plenário virtual. A decisão contou com os votos dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e do relator da matéria, Alexandre de Moraes.
Em junho, o colegiado já havia o considerado culpado pelo crime de coação no curso do processo.
Os ministros acolheram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Para a Corte, existem evidências de que o ex-parlamentar articulou sanções comerciais dos Estados Unidos contra produtos brasileiros para tentar blindar seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por trama golpista.
O tribunal também apontou que outras manobras, como pedidos para cassar vistos de autoridades brasileiras e a imposição de medidas da Lei Magnitsky, integraram a mesma estratégia de pressão política.
Morando nos Estados Unidos desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro perdeu recentemente o mandato na Câmara dos Deputados devido a faltas consecutivas nas sessões legislativas.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se