A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMAmb), por meio do 3º Grupamento de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (3), em Santos Dumont, uma operação que resultou na apreensão de nove pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro de forma irregular. A ação foi parte da Operação Natalina, que intensifica o patrulhamento e combate a crimes ambientais na região.
A equipe, composta pelo 2º Sargento Paulo, 3º Sargento Dionatan e 3º Sargento Cassiano, recebeu informações sobre um indivíduo que estaria capturando pássaros nativos para comercialização. Segundo a denúncia, além das aves, o suspeito utilizava diversos materiais para a prática do crime ambiental.
No local indicado, os policiais encontraram os pássaros em nove gaiolas, três armadilhas para captura e uma rede de pesca com área de 10 metros quadrados. Apesar das buscas, o autor do crime não foi localizado.
Leia Também:
Os materiais foram apreendidos, e as aves serão encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Juiz de Fora, onde receberão os devidos cuidados antes de serem devolvidas à natureza.
Além das apreensões, a equipe da PM lavrou um auto de infração no valor de 4.470 UFEMGs. Esse montante será revertido para ações de proteção ambiental.
A Polícia Militar do Meio Ambiente reforça que capturar, manter em cativeiro ou comercializar animais silvestres sem autorização é crime ambiental, sujeito a multas e outras penalidades previstas em lei. Denúncias podem ser feitas de forma anônima e são essenciais para coibir práticas como essa.
A PMMAmb segue comprometida com sua missão de "instruir, proteger e preservar", garantindo a conservação do meio ambiente e o respeito às normas legais.
Para mais informações sobre as ações realizadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente, acesse o Instagram oficial da corporação: @pmmg.meioambiente.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.