A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está promovendo uma série de atividades integradas no mês de conscientização dos direitos da pessoa com deficiência. O primeiro aconteceu no dia 3 de setembro com o evento “Arte na Laje”, parceria da Funalfa com a PJF. Estão programadas outras ações como vídeos, lives e a realização da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Juiz de Fora, programada para os dias 21 e 22, abordando a temática “Cenário atual e futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil inclusivo”.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a visibilidade e promover debates de políticas públicas da pessoa com deficiência e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Educação (SE), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD-JF).
O secretário Especial de Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, reforça a importância da integração entre as secretarias da PJF para a promoção de debates acerca de um tema tão relevante e necessário. “Destaco o envolvimento de diversas secretarias da PJF, que é uma marca da nossa gestão, como essencial para a promoção de debates mais amplos a respeito da pessoa com deficiência e da elaboração de políticas públicas”.
Além do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado dia 21, o mês de setembro inclui também o Dia da Língua Brasileira de Sinais – Libras (10), Dia Nacional do Cego (17) e o Dia Nacional do Surdo (26).
Dia Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro e foi criado por movimentos sociais que queriam dar notoriedade para as pautas da diversidade e da inclusão.
Lembrado desde 1982, por iniciativa de movimentos sociais, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133.
A coordenadora de políticas públicas da pessoa com deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Rita Petronilho, destaca a história e a relevância de se discutir sobre os direitos da pessoa com deficiência. “A data foi pensada pelo ativista e um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, Cândido Pinto de Melo, no início da década de 80 e a data foi escolhida em função da proximidade com o início da Primavera e com o dia da Árvore, que representa o renascer das plantas e simbolizam o sentimento de renovação das reivindicações em prol da inclusão e da participação plena de todos”.
Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) - (32) 3690-7331 - ou pelo e-mail [email protected]
FONTE/CRÉDITOS: PJF