A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, entre 24 e 27 de fevereiro, a Semana de Formação de Professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores, na sede da Secretaria de Educação, e teve como tema “AEE pra valer: tecendo escola para todos!”.
Durante os quatro dias de atividades, os profissionais que atuam nas escolas municipais e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) participaram de debates e formações práticas sobre a inclusão educacional. A programação abordou temas como modelos de compreensão da deficiência, o trabalho nas Salas de Recursos Multifuncionais, a integração dos professores de AEE com o Serviço de Profissional de Apoio (PDA), o uso de Tecnologia Assistiva na educação e o desenvolvimento do Plano de AEE.
O AEE busca criar recursos pedagógicos e de acessibilidade para garantir a plena participação dos estudantes com necessidades específicas. "A realização dessa formação, em alinhamento com a Política Nacional para Educação Inclusiva, é uma importante conquista para a educação de Juiz de Fora", afirmou Mericol Freitas, gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (DIAE) da SE.
O trabalho do AEE, fundamental para a inclusão educacional, é realizado em conjunto com os professores de referência, coordenadores pedagógicos e direções escolares, com a participação ativa das famílias e de diversas áreas, como saúde e assistência social.