Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

PJF oferece aulas gratuitas de português para imigrantes

Aulas serão ministradas na Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, em Benfica

Redação
Por Redação
PJF oferece aulas gratuitas de português para imigrantes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ampliando a rede de apoio aos imigrantes residentes na cidade, muitos dos quais sobrevivem em condições precárias, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está lançando uma oficina de português, cujas aulas serão ministradas na Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, localizada na Rua Marília 631, Benfica. A iniciativa é fruto de parceria entre a Escola de Governo da Secretaria Recursos Humanos (SRH) e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Na primeira turma, são disponibilizadas 15 vagas para pessoas com idade mínima de 16 anos. A oficina é inteiramente gratuita, e as inscrições devem ser feitas entre os dias 12 e 18 de abril, diretamente na Casa de Leitura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição, com possibilidade de lista de espera para formação de novas turmas. 

As aulas terão início no próximo dia 26 e serão ministradas pela professora Adriana Benony, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h.  O encerramento da oficina acontece no dia 26 de junho. 

Leia Também:

“Percebemos que há um número expressivo de imigrantes, principalmente venezuelanos, na Zona Norte. Alguns deles utilizam a nossa biblioteca para leitura e empréstimo de publicações. Em conversa com eles, recebemos a informação de que alguns enfrentam dificuldades com nosso idioma, o que reflete negativamente na inserção no mercado de trabalho, nas relações sociais cotidianas e, até mesmo, na rotina escolar,” afirma a supervisora da Delfina Fonseca Lima, Jaqueline Trovato.

Ela conta que, buscando minimizar a dificuldade relatada e apostando na eficácia do trabalho em rede dentro da estrutura da Prefeitura, foi oficializada a parceria da Funalfa com a Escola de Governo da SRH. A gerente do departamento, Marina Neves, destaca que “a secretaria entendeu que chancelar por meio de certificação e disponibilidade de carga horária da professora de Espanhol Adriana Benony é importante para essa política de inclusão e acolhimento da população migrante”. Ela acrescenta que abrir um núcleo em Benfica possibilita a extensão de um projeto que teve início em 2022, junto com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).”

A Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima é um equipamento urbano mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerida pela Funalfa.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )