Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

PJF inicia oferta de Café da Manhã para tempo regular nas escolas municipais

As unidades da rede de ensino regular estão recebendo itens para preparação de café da manhã. Neste ano, serão 59,4 toneladas de alimentos disponibilizados

Redação
Por Redação
/ 636 acessos
PJF inicia oferta de Café da Manhã para tempo regular nas escolas municipais
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começa o ano letivo de 2023 com uma boa notícia. As unidades da rede de ensino regular estão recebendo itens para preparação de café da manhã. Neste ano, serão 59,4 toneladas de alimentos disponibilizados para o preparo de uma das principais refeições do dia. O recurso destinado será de R$ 7, 7 milhões.
 

As cozinheiras terão um cardápio diverso a ser praticado. Entre as opções estão leite com chocolate, vitaminas e sucos de frutas, biscoitos, pão de forma, margarina, mingau de aveia ou maizena, além disso, podem ser preparados bolos. Os cardápios são elaborados pelos nutricionistas da PJF de forma equilibrada. 
 

A secretária de Educação (SE), Nádia Ribas, destaca que “a oferta do café da manhã em todas as escolas municipais é um fortalecimento do nosso programa para a garantia da segurança alimentar. É também um investimento na educação, que reverterá na qualidade do ensino”.
 

Leia Também:

De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabiola Paulino da Silva, “essa é mais uma ação que objetiva a melhora do desempenho de crianças e adolescentes na sala de aula. Até setembro do ano passado, o café da manhã era servido apenas nas escolas de tempo integral e nas creches parceiras. Em outubro de 2022, foi expandido para os alunos de ensino regular que estudam em instituições integrais. E agora, os quase 25 mil alunos do ensino regular, do turno da manhã, vão poder fazer a primeira refeição do dia na escola, bem reforçada e nutritiva antes de iniciar os estudos”. 
 

Alimentação de qualidade é direito e prioridade
 

Em 2022, com a volta às aulas regulares depois do período de pandemia, aproximadamente 2.170 toneladas de alimentos foram entregues para a merenda escolar nas 148 instituições, o que equivale a 30% a mais que em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. Além disso, a PJF alimentou as crianças nas férias de julho, e em 2023, no recesso escolar de janeiro. 
 

Para garantir ainda mais, alimentos frescos, saudáveis e de qualidade para as crianças e adolescentes, a Prefeitura de Juiz de Fora realizou a chamada pública do Programa de Alimentação Escolar (Pnae). Conforme o art. 14, da Lei nº 11.947/2009, 30% do total dos recursos do Pnae devem ser direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar, e pela primeira vez a PJF coloca em prática, porém destinando 96% dos recursos, representando praticamente sua totalidade, para esse módulo de aquisição. A previsão é de que as cooperativas de agricultores familiares da cidade e região, comecem a abastecer as escolas em março. Desta forma, além do acesso a alimentos de qualidade aos mais de 45 mil alunos da rede, os agricultores conseguem mais uma fonte de renda fixa para escoar a produção.

 

Curta e siga nossas redes sociais


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )