Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 14 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

PJF abre inscrições para o 1º Seminário de Saúde Integral da População Negra

Evento visa debater implementação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra

Redação
Por Redação
/ 376 acessos
PJF abre inscrições para o 1º Seminário de Saúde Integral da População Negra
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira, 4, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou a abertura das inscrições para o 1º Seminário de Saúde Integral da População Negra. O evento tem como objetivo promover discussões sobre os avanços e desafios da implementação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra de Juiz de Fora, decretada pela prefeita Margarida Salomão em agosto de 2021.

O seminário, organizado em parceria entre a PJF e o Comitê Técnico de Saúde População Negra (CTSPN), com apoio da Faculdade Metodista Granbery, será realizado no dia 13 de julho na própria instituição de ensino. A programação do evento contempla mesas de debates que abordarão temas como a determinação social de saúde, violência, saúde mental e morbimortalidade da população negra.

Leia Também:

De acordo com o secretário de saúde, Ivan Chebli, o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS) busca minimizar as desigualdades entre brancos e negros, que são refletidas nas condições econômicas, acesso à educação e saúde. O secretário destaca que a população negra enfrenta uma série de dificuldades que resultam em maior número de mortes e adoecimentos, e para combater essa disparidade, a atual gestão criou um comitê técnico intersetorial voltado para a redução dessas iniquidades.

Fernando Eliotério, coordenador do CTSPN e assessor da Secretaria de Saúde, ressalta o destaque que Juiz de Fora tem alcançado em âmbito estadual e nacional com as iniciativas voltadas para a saúde da população negra. Segundo ele, o seminário será uma oportunidade para debater as experiências importantes que contribuíram para a efetivação dessa política, destacando os avanços e desafios enfrentados.

Diversos segmentos sociais estarão representados no evento, incluindo a PJF, o CTSPN, o Ministério de Saúde (MS), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF).

As inscrições para participar das discussões estão abertas até o dia 10 de julho e podem ser feitas por meio de um formulário online disponível.

Confira a programação completa do seminário:

  • 7h30: Acolhimento
  • 8h: Mesa de abertura
  • 9h: Mesa I - Racismo como determinante social de saúde e importância do Comitê Técnico Saúde da População Negra (CTSPN)
  • 10h30: Mesa II - Violências e saúde da população negra
  • 12h: Almoço
  • 13h30: Mesa III - Experiências do consultório na rua e os cuidados com a saúde mental
  • 15h: Mesa IV - Morbimortalidade da população negra

A participação no evento proporcionará um espaço de diálogo e reflexão sobre a saúde da população negra, buscando soluções para reduzir as desigualdades existentes. A iniciativa reforça o compromisso da cidade de Juiz de Fora em promover políticas de saúde mais inclusivas e igualitárias.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: Link do grupo do WhatsApp

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )