Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 11 de Junho 2026
Economia

Petrobras compensará valores pagos a mais em leilão de gás

O produto foi comercializado para distribuidoras por mais que o dobro do preço oficial.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Petrobras compensará valores pagos a mais em leilão de gás
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Petrobras vai ressarcir seus clientes pelos montantes excedentes desembolsados no leilão de gás realizado em 31 de março. O produto foi negociado com valores que superaram em até 100% os preços praticados na tabela da empresa.

A companhia informou que cobrirá a diferença entre o Preço de Paridade de Importação (PPI), divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o período de 23 a 27 de março, e os lances vencedores dos distribuidores participantes do certame.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (8), a petrolífera declarou que implementará a “neutralização dos efeitos de preço decorrentes do leilão de gás liquefeito de petróleo (GLP)”.

Publicidade

Leia Também:

“Esta decisão é embasada em análises econômicas e de risco, considerando o cenário excepcional do mercado atual, provocado pelo conflito no Oriente Médio. Ela também leva em conta as recomendações de órgãos de controle e regulatórios, como a ANP e a Secretaria Nacional do Consumidor.”

A empresa também assegurou a entrega integral dos volumes contratados no leilão e informou que está avaliando a adesão formal ao programa governamental de subvenção ao GLP importado, estabelecido pela Medida Provisória Nº 1.349. Caso se concretize, a Petrobras também reembolsará os clientes pelos “valores cobertos pela subvenção”.

Em 2 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia manifestado a intenção de anular o processo, alegando que ele foi conduzido “contra a vontade da direção da Petrobras”.

No mesmo dia, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor e ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME), realizou fiscalizações em refinarias da Petrobras para investigar “suspeitas de prática de preços com ágios elevados” no leilão do gás de cozinha.

Quatro dias depois, a Petrobras removeu do cargo Claudio Romeo Schlosser, o diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, que era o responsável pela área da empresa que organizou o leilão.

Elevação dos preços

Embora amplamente conhecido como gás de cozinha, o GLP também é empregado como combustível em diversas indústrias.

O leilão ocorreu em um contexto de valorização do petróleo e seus derivados no mercado internacional, impulsionada pela tensão entre Estados Unidos e Irã, que afetou a cadeia de produção da matéria-prima.

Simultaneamente, o governo estudava estratégias para mitigar os impactos da alta do petróleo e seus derivados. Nesse sentido, foi anunciado um pacote de medidas que incluía a isenção de impostos e subsídios para o diesel e o gás de cozinha.

FONTE/CRÉDITOS: Rafael Cardoso - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR