Os Estados Unidos manifestaram interesse em disputar a sede da Copa do Mundo de 2038, que será a próxima edição do torneio masculino da FIFA a abrir oficialmente o processo de candidatura. Embora o calendário ainda não tenha sido divulgado pela entidade, o país já sinaliza que pretende participar da disputa para receber novamente o Mundial.
A movimentação ocorre após a definição das próximas edições da competição. A Copa do Mundo de 2030 será realizada de forma inédita em seis países, enquanto a Copa do Mundo de 2034 já tem como sede confirmada a Arábia Saudita.
Próximas edições já estão definidas
A edição de 2030 será organizada por Espanha, Portugal e Marrocos, mas contará com três partidas inaugurais realizadas em Uruguai, Argentina e Paraguai, em homenagem ao centenário da primeira Copa do Mundo, disputada em 1930.
Já a Copa do Mundo de 2034 será realizada na Arábia Saudita, escolhida pela FIFA após o processo de candidatura conduzido pela entidade.
Com essas definições, a edição de 2038 passa a ser a próxima oportunidade para países interessados apresentarem oficialmente seus projetos de candidatura.
Estados Unidos voltam a mirar o Mundial
Os Estados Unidos possuem ampla experiência na organização de grandes eventos esportivos. O país sediou a Copa do Mundo de 1994 e também será um dos anfitriões da Copa do Mundo de 2026, ao lado de Canadá e México.
Caso a candidatura seja oficializada e aprovada pela FIFA, será a terceira vez que o país receberá partidas do principal torneio do futebol mundial masculino.
Além da infraestrutura esportiva consolidada, os Estados Unidos contam com estádios modernos, rede de transporte desenvolvida e experiência na realização de grandes competições internacionais, fatores considerados relevantes em futuras candidaturas.
Processo de candidatura ainda será aberto
Até o momento, a FIFA ainda não divulgou o cronograma oficial para o processo de candidatura da Copa do Mundo de 2038. A expectativa é que as regras, prazos e critérios sejam apresentados após o encerramento das etapas relacionadas ao Mundial de 2034.
Outros países ou candidaturas conjuntas também poderão demonstrar interesse em sediar a competição quando o processo for oficialmente iniciado.
Insight RCWTV
A tendência observada nas últimas edições mostra que a FIFA tem ampliado o modelo de sedes compartilhadas e buscado expandir a presença da Copa do Mundo em diferentes mercados estratégicos. A eventual candidatura dos Estados Unidos reforça o interesse em consolidar o país como um dos principais polos globais para grandes eventos esportivos, aproveitando a infraestrutura construída para o Mundial de 2026.
FAQ
Os Estados Unidos já foram sede da Copa do Mundo?
Sim. O país sediou a Copa do Mundo de 1994 e será um dos anfitriões da edição de 2026, ao lado de Canadá e México.
Quem vai sediar a Copa do Mundo de 2030?
A competição será organizada por Espanha, Portugal e Marrocos, com três partidas inaugurais em Uruguai, Argentina e Paraguai, em celebração ao centenário do torneio.
A sede da Copa do Mundo de 2038 já foi definida?
Não. A FIFA ainda abrirá oficialmente o processo de candidatura para a escolha do país ou dos países anfitriões.
Gostou desta matéria? Não perca as próximas atualizações da RCWTV!
Explore mais notícias exclusivas e análises profundas em nosso portal oficial e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Siga a RCWTV no Instagram e Facebook para receber as notícias em primeira mão e participar da nossa comunidade!

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se