Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Período de inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (22/1)

Interessados podem se inscrever até o dia 2/2 para uma vaga ainda disponível no sistema e terão até dois dias úteis para formalizar a matrícula na instituição escolhida

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 91 acessos
Período de inscrições para as vagas remanescentes na rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (22/1)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para efetuar o Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino de Minas Gerais têm a oportunidade de se inscreverem para vagas remanescentes a partir desta segunda-feira (22/1), a partir das 14h. Os interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br até o dia 2/2 para tentar garantir a continuidade dos estudos no ano letivo de 2024.

A inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) é necessária para estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino em 2024 ou mudar de escola. Além disso, podem se cadastrar alunos matriculados em 2023 em escola pública que não oferecerá, em 2024, o nível de ensino ou ano subsequente ao do estudante.

Aqueles que planejam retornar aos estudos no ensino fundamental ou médio regular, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também podem se inscrever. Vale lembrar que para ingressar na EJA, é necessário atender à idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Além disso, há vagas disponíveis para quem deseja ingressar na Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional, com todas as orientações presentes na Resolução SEE nº 4.917/2023.

Leia Também:

Educação Profissional

Dentre as vagas remanescentes, destacam-se aquelas destinadas aos cursos de educação profissional oferecidos nas escolas estaduais. Um total de 662 escolas em todo o estado oferecem 38 cursos distintos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de avançar em sua qualificação.

Administração, agronegócio, recursos humanos, agente comunitário de saúde, enfermagem, logística e informática são apenas algumas das diversas opções disponíveis para os estudantes mineiros.

Miria Fernandes dos Santos Pinto, formada em informática na Estadual Professor Affonso Neves, em Belo Horizonte, compartilha como os estudos foram fundamentais para sua trajetória: “Antes eu não sabia nada sobre informática. E esse curso me ajudou muito a fazer minhas apresentações e trabalhos, como uma aluna do ensino médio. Então eu recomendo e acho muito legal que os estudantes tentem uma oportunidade”.

Keila Mourão, também formada no curso de informática na mesma escola, destaca que foi aprovada em um concurso público graças às habilidades adquiridas no curso: “Foi muito relevante para mim, pois dois meses após terminar eu já fiquei em oitavo lugar em um concurso que prestei, além de ter me aberto o desejo de dar continuidade aos estudos. No momento já darei início ao segundo período de Gestão da Tecnologia da Informação”.

A professora e coordenadora dos cursos técnicos em informática na E.E. Professor Affonso Neves, Gilvânia Aguiar Lutkenhaus, destaca como os cursos criam oportunidades para a construção conjunta de conhecimento com os estudantes: “Os cursos possibilitam aos estudantes uma entrada mais rápida no mercado de trabalho. Os alunos formados pela rede estadual estão sendo qualificados com qualidade e encontrando empregos na área, mesmo logo após a conclusão do curso. É uma grande satisfação ver o sucesso dos meus alunos”.

 

Documentação

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2024, ficando o documento original na escola;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

FONTE/CRÉDITOS: Governo do Estado de Minas Gerais
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )