Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Parceria entre os setores público e privado viabiliza testes gratuitos de mamite bovina em Silveirânia, na Zona da Mata mineira

Os testes são feitos no escritório da Emater-MG e o resultado é disponibilizado em 24 horas.

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Parceria entre os setores público e privado viabiliza testes gratuitos de mamite bovina em Silveirânia, na Zona da Mata mineira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em Silveirânia, na Zona da Mata, as análises para identificação da mamite bovina podem ser feitas sem nenhum custo para todos os produtores do município. Os testes são feitos no escritório da Emater-MG e o resultado é disponibilizado em 24 horas. A iniciativa reúne a Emater-MG, prefeitura e as empresas Elanco e Dianagro.

Os aparelhos para as análises foram cedidos pela Elanco e Dianagro, que atuam no desenvolvimento e distribuição de produtos voltados para a saúde animal. No escritório da Emater-MG, que funciona juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, foi organizado um local adequado para a realização dos testes. O extensionista da Emater e funcionários da secretaria são os encarregados pelas análises. Eles participaram de cursos de capacitação para prestar o serviço.

Para verificar a incidência de mamite em seu rebanho, basta o produtor levar ao escritório da Emater uma amostra de leite do animal até às 9 horas do dia da coleta. “Após 24 horas o mesmo terá o resultado, identificando o agente causador e com orientações para a solução do problema. Após análise laboratorial, em alguns casos, não é necessário realizar procedimento algum, pois o próprio sistema imunológico do animal é capaz de combater o agente causador da mamite”, diz o extensionista do escritório local da Emater-MG, Eurides Jose Cominetti.

Publicidade

Leia Também:

Ele ressalta a importância do diagnóstico e tratamento corretos para os casos de mamite bovina, evitando, assim, “fatores indesejáveis como, resistência a antibióticos, queda de produção e produtividade, prejuízos financeiros e tratamento ineficaz, prejudicando o sistema mamário do animal”, explica o técnico.

Mamite bovina

A mamite bovina, ou mastite, é a inflamação do tecido da glândula mamária. Muitas vezes é ocasionada por microrganismos. Segundo Cominetti, um dos principais desafios é identificar o agente causador para combatê-lo de maneira eficaz. O técnico também explica que muitos fatores contribuem para a mamite, como “o ambiente, as espécies de microrganismos presentes, as práticas de manejo, o status fisiológico da vaca e as ações dos trabalhadores envolvidos na produção de leite”, diz.

Contudo, há diversas formas de prevenção como, por exemplo, o manejo adequado da ordenha. “É preciso fazê-la em locais limpos e secos, desinfetar os tetos antes e depois da ordenha e, no caso de ordenha mecânica, manter o equipamento calibrado. Isso evita lesões nos tetos das vacas em razão de excesso de vácuo ou permanência de resíduos de leite no momento depois da ordenha”, finaliza Cominetti.

Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: silveirania@emater.mg.gov.br. O escritório local da Emater-MG fica na Rua Prefeito Jalmeno Lima de Oliveira, 14, Centro, Silveirânia.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )