Apresentamos os principais destaques veiculados pelos jornais e portais que compõem a Rede Sindijori MG. Para mais informações, acesse o portal oficial da rede.
Acordo impulsiona a produção de cachaça em Minas Gerais
Um símbolo da cultura e um pilar econômico em diversas localidades mineiras, a cachaça é o foco de uma nova parceria entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Este convênio visa expandir a produção legalizada da bebida no estado, através de programas de capacitação, ações educativas e integração com rotas turísticas. Inicialmente, a ação envolverá equipes da Secult e do IMA, abrangendo oito coordenadorias regionais do instituto, incluindo cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba. (Fonte: Portal Carlos Souto)
Nova subestação energizada em Divinópolis reforça o sistema elétrico do Centro-Oeste mineiro
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ativou, neste mês, a Subestação Divinópolis 3, localizada no bairro Savassi. Com um investimento de R$ 43,6 milhões e capacidade de 50 MVA, essa infraestrutura é crucial para fortalecer o fornecimento de energia no Centro-Oeste de Minas Gerais. A nova subestação beneficiará mais de 118 mil moradores de Carmo do Cajuru, Divinópolis e São Gonçalo do Pará, além de complexos industriais relevantes na área. (Fonte: Portal G37)
Vereador de Serra dos Aimorés tem mandato cassado por fraude em cota de gênero
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu, por maioria, pela cassação do mandato do vereador Paulo Sérgio Manoel, popularmente conhecido como PC do Povo, do município de Serra dos Aimorés. A decisão foi motivada por comprovação de fraude na cota de gênero durante as eleições municipais. O TRE-MG verificou que o Partido Social Democrático (PSD) apresentou uma candidatura feminina meramente simbólica, visando apenas cumprir o requisito legal de 30% de candidaturas de mulheres. (Fonte: Jornal Em Tempo)
UFTM planeja expansão com oito novos cursos entre 2026 e 2027
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anunciou um avanço significativo para o ensino superior regional, com a implementação de oito novos cursos prevista para os anos de 2026 e 2027. A decisão foi tomada após uma reunião com os Grupos de Trabalho e a administração, seguindo a aprovação de propostas pelo Conselho Superior da universidade em 2023, que foram submetidas ao Ministério da Educação. As novas graduações serão oferecidas nas unidades de Iturama e Uberaba, com o objetivo de suprir tanto demandas históricas quanto as exigências atuais do mercado de trabalho. (Fonte: Jornal de Uberaba)
Alta empregabilidade: quase 90% dos ex-alunos do Senai em Minas Gerais estão no mercado de trabalho
Dados da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2023-2025 revelam que 87,6% dos ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Minas Gerais estão empregados. Além da expressiva taxa de inserção no mercado, esses profissionais mineiros observam um aumento médio de renda de 94,5% em comparação com outros trabalhadores na mesma área. Esse índice positivo reflete o cenário nacional, onde 86,7% dos egressos do Senai em todo o Brasil conseguem uma colocação profissional. (Fonte: Cidade Conecta)
Câmara de Ipatinga aprova novas regras para emendas parlamentares impositivas
A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, em segunda votação, um Projeto de Lei proposto pelo Poder Executivo que modifica as diretrizes para a execução orçamentária no ano de 2026. A nova legislação institui procedimentos atualizados para a proposição, avaliação e cumprimento das emendas parlamentares impositivas. O texto legaliza que as emendas individuais equivalem a 2% da Receita Corrente Líquida do ano anterior, com a exigência de que 50% desse valor seja obrigatoriamente direcionado para ações e serviços públicos na área da saúde. (Fonte: Portal Silmara Freitas)
Servidores de Araxá terão reajuste salarial de 6% e aumento no vale-alimentação
Na última quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Araxá aprovou o projeto de lei do Executivo que assegura um reajuste salarial de 6% para os servidores públicos municipais, tanto ativos quanto inativos. Além do aumento nos vencimentos, a medida eleva o vale-alimentação de R$ 770 para R$ 900, abrangendo funcionários efetivos, contratados e comissionados. Aposentados e pensionistas também serão beneficiados com a atualização do auxílio financeiro, que passará de R$ 650 para R$ 710. (Fonte: Clarim Net)

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se