Data: 25 a 29 de novembro de 2024
Local: Sericita e Pedra Bonita (Zona de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro)
A Operação Macaco Muriqui foi realizada de 25 a 29 de novembro de 2024, nos municípios de Sericita e Pedra Bonita, com o objetivo de combater o desmate ilegal e incêndios florestais na região da zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.
Equipes envolvidas:
Equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) - 3º Pelotão PMAMB - Manhuaçu
- 1º Tenente PM Rodrigues
- 1º Sargento PM Gilberto
- 2º Sargento PM Aldeir
- 2º Sargento PM Carlyli
- 3º Sargento PM Pretes
- 3º Sargento PM Roger
- 3º Sargento PM Tassar
- 3º Sargento PM Marcelino
Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD)
- Bruno Zuffo
- Alessandro Albino
- Paulo Cesar
- Tony Ferreira
- Luiz Queiroz
- Juliana Sialino
- Wellington Avelar
- Alessandro Machado
Objetivos e Ações:
A operação focou na fiscalização e combate aos crimes ambientais, especialmente relacionados ao desmate ilegal e incêndios florestais. Durante os cinco dias de operação, a equipe realizou 51 fiscalizações e registrou 41 Boletins de Ocorrência relacionados a crimes ambientais, como o desmatamento e a destruição de florestas. A ação foi realizada com o apoio de diversas instituições e teve como referência o Muriqui, o maior primata das Américas, símbolo da biodiversidade e da importância de preservar a Mata Atlântica.
Leia Também:
A operação também teve como objetivo a conscientização sobre a preservação ambiental e a proteção das espécies ameaçadas, além de reforçar o compromisso das autoridades na luta contra o crime ambiental na região.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG), realizou entre os dias 25 e 29 de novembro a Operação Macaco Muriqui nos municípios de Sericita e Pedra Bonita. A operação teve como objetivo combater crimes ambientais na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, após a identificação de várias áreas de desmatamento ilegal e incêndios florestais.
O nome da operação faz referência ao Muriqui, o maior primata das Américas, que habita a região. Encontrado exclusivamente na Mata Atlântica, o Muriqui está entre as 35 espécies mais criticamente ameaçadas de extinção e é reconhecido pela UNESCO como um símbolo da qualidade ambiental, representando a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Durante a operação, foram mobilizados 8 agentes de fiscalização da SEMAD e 8 policiais militares especializados do policiamento de meio ambiente. Ao longo dos cinco dias, a equipe realizou 51 fiscalizações e emitiu 41 Boletins de Ocorrência relacionados a crimes ambientais, como desmatamento, impedimento e dificultação da regeneração natural das florestas e incêndios florestais. A área autuada e os valores das multas ainda estão sendo contabilizados pelos agentes da SEMAD.
A operação reforça o compromisso das autoridades com a proteção ambiental e a preservação das espécies ameaçadas.
Acompanhe nas redes sociais:
Instagram - Policiamento Especializado MG
Instagram - PMMG Meio Ambiente
Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente: INSTRUIR, PROTEGER, PRESERVAR
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.