A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma operação denominada "Discovered Fox" em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada em fraudes de cartões de crédito de pessoas jurídicas. A ação, iniciada no segundo semestre de 2022, já resultou na prisão de dois suspeitos, um em Uberlândia e outro em Sete Lagoas, região Central do estado.
O esquema criminoso foi descoberto após uma denúncia de uma instituição financeira que detectou emissões fraudulentas de cartões. As investigações revelaram que um funcionário de uma prestadora de serviços do banco, residente em Uberlândia, estava envolvido no esquema, repassando os cartões a um comparsa em Sete Lagoas para distribuição. Estima-se que as vítimas tenham sofrido um prejuízo que pode chegar a R$ 7 milhões.
Em entrevista coletiva, o delegado regional em Uberlândia, Gustavo Anai, alertou sobre o aumento de fraudes após a pandemia, especialmente com cartões de crédito. A cidade já presenciou cerca de cinco operações para desmantelar organizações criminosas que praticam golpes. A operação Discovered Fox focou em um grupo que fraudava cartões em nome de pessoas jurídicas com limites superiores a R$ 70 mil, chamando a atenção da instituição bancária que acionou a Polícia Civil.
O delegado Alysson Macedo, titular da 3ª Delegacia de Polícia em Uberlândia e responsável pela coordenação das investigações, destacou que a organização criminosa agia de forma planejada, com membros designados para tarefas específicas. Até o momento, a ação do grupo foi rastreada em quatro estados e aproximadamente 20 pessoas estão envolvidas nos crimes, que variam de estelionato a organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As investigações ainda estão em curso, e a operação continuará com o objetivo de identificar outros envolvidos e desmantelar completamente a organização criminosa. A investigadora Lilian Mara Silva, que participa do caso, relatou detalhes sobre a ação policial em Sete Lagoas, onde os policiais estiveram nos dias 19 e 20 de julho.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: Link para o grupo do WhatsApp