Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Educação

“Nossa Escola” faz reunião pedagógica para início de atividades em duas novas unidades

O encontro buscou alinhar o início do trabalho com o corpo de professores das duas instituições.

Redação
Por Redação
“Nossa Escola” faz reunião pedagógica para início de atividades em duas novas unidades
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As Escolas Municipais Dilermando Cruz Filho, no bairro Vila Ideal, e Amélia Mascarenhas, no bairro São Bernardo, abriram os portões no último sábado, 1º. Nos bancos escolares, os professores das duas novas unidades atendidas com o projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”. Eles participaram de reunião pedagógica com a equipe da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), que apresentou a proposta e a metodologia a ser aplicada durante o ano com os alunos.

O encontro buscou alinhar o início do trabalho com o corpo de professores das duas instituições. De acordo com o sociólogo José Augusto da Silva, presente às apresentações, a proposta vem sendo muito bem recebida pelos profissionais da educação. “A ideia é fortalecer essa rede, com um trabalho conjunto entre o projeto e os professores, ampliando a capacidade de enfrentamento da violência, em parceria com a comunidade escolar”, afirmou, em referência à lógica de prevenção e construção de ambientes de paz.

As duas escolas foram contempladas com a expansão das atividades do “Nossa Escola” em 2023. A partir do encontro com os professores, os alunos vão receber equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de atividades socioculturais que objetivam fomentar a construção da cultura de não violência no dia a dia das relações interpessoais, escolares e comunitárias.

Uma parceria entre a Sesuc e a Secretaria de Educação (SE) proporcionou a criação do projeto piloto, no ano de 2022, implantado na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas. A atividade obteve bons resultados na aceitação e na mudança das relações de pertencimento e de respeito no ambiente escolar, de modo que o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como uma das melhores iniciativas de prevenção à violência do país. Juiz de Fora ficou com o terceiro lugar na disputa com outros 122 municípios de todo o Brasil. Por esta avaliação, o trabalho está sendo ampliado a outras escolas.

O “Nossa Escola” surge da convicção de que a prevenção deve ser cultivada pela educação. A cultura de paz e a segurança cidadã são os pilares do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, que estabelece as diretrizes a serem seguidas nos próximos anos para uma cidade mais segura. A partir destes pressupostos, a iniciativa se firmou e vem se colocando como estratégia de efetivação da prática da cidadania nos territórios.

Através de atividades socioculturais e educativas, as relações de pertencimento e de valorização da escola, da comunidade e a convivência em sociedade estão sendo redimensionadas. Conteúdos relacionados à cidadania, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, à responsabilização pelo espaço público, à cultura de paz e não violência, aos direitos e deveres e à memória da cidade são alguns dos temas tratados com vistas a aprofundar a visão cidadã e reduzir estigmas e vulnerabilidades dessas comunidades.

 

Curta e siga nossas redes sociais

Publicidade

Leia Também:

 


Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )