Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 15 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Minas Gerais

MPMG lança cartilhas para orientar criação de cidades acessíveis

Publicações abordam comportamento, urbanismo e tecnologia com base no conceito de desenho universal

Henrique Salvato
Por Henrique Salvato
MPMG lança cartilhas para orientar criação de cidades acessíveis
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta segunda-feira (7) a coleção “Cidades acessíveis: um direito de todos”, composta por três cartilhas voltadas à promoção da inclusão urbana. As publicações, disponíveis para download, são direcionadas a gestores públicos, conselheiros e sociedade civil e abordam temas como comportamento e comunicação, urbanismo, transporte e tecnologias assistivas.

A proposta é difundir o conceito de desenho universal, que busca garantir que ambientes e políticas públicas atendam a qualquer pessoa, independentemente de idade ou condição física, sem necessidade de adaptações específicas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), 18% da população brasileira é composta por pessoas com deficiência.

“A cartilha será divulgada no maior âmbito possível. Nossa ideia é distribuí-la para todos os municípios, conselhos, organizações da sociedade civil e para o poder público, de forma que consigamos alcançar o maior número possível de pessoas”, afirmou Érika Matozinhos, coordenadora do CAO-IPCD. Ela destacou que, apesar da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) ser considerada moderna, ainda existem barreiras cotidianas como prédios públicos sem acessibilidade e calçadas inadequadas.

Publicidade

Leia Também:

Coautor das cartilhas, o pesquisador Marcos Fontoura defendeu mais compromisso dos gestores públicos. “Sem plano, ficamos na retórica. A ideia da cartilha é justamente chamar os gestores para assumirem compromissos com seus planos de trabalho”, disse. Ele também orientou que pessoas com deficiência acionem o Ministério Público quando houver descumprimento das normas de acessibilidade.

A promotora Vânia Doro, idealizadora do projeto Ampliar, enfatizou o processo participativo de elaboração do material. “Enquanto promotora, nunca terei conhecimento suficiente. Mas o MPMG pode ser articulador, trazendo as pessoas para conversar com o Estado.”

A procuradora-geral de Justiça adjunta jurídica, Revynani Jabour Ribeiro, completou: “Sabemos que a inclusão verdadeira não acontece à noite para o dia. Ela exige planejamento, diálogo, recursos e, acima de tudo, vontade.”

🔍 Fique por dentro do que realmente importa em Juiz de Fora e região!
Acompanhe as principais notícias, entrevistas exclusivas, política local, economia e muito mais na RCWTV.
🚨 Atualizações em tempo real, com credibilidade e compromisso com a verdade.

👉 Acesse agora: www.rcwtv.com.br

📲 Salve nos favoritos, compartilhe com amigos e siga a RCWTV para não perder nenhuma novidade!

🔒 Política de Comentários da RCWTV

Os comentários publicados nas postagens e os conteúdos assinados por colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da RCWTV.A RCWTV se reserva o direito de remover qualquer comentário que contenha insultos, ameaças a jornalistas, ofensas, injúrias ou agressões a terceiros.Não serão permitidas mensagens com teor homofóbico, racista, xenofóbico, bem como aquelas que promovam discurso de ódio ou disseminem informações falsas.O descumprimento reiterado desta política de comunicação poderá resultar na exclusão definitiva do autor dos comentários em nossos canais.

 

#rcwtv, #notíciasdehoje, #foryou, #fyp, #juizdefora, #zonadamata, #notíciasjf, #entrevistarcwtv, #eventosjf, #podcastrcwtv, #vagasjf, #empregojf, #dinheironainternet, #tendencias2025, #viral, #inteligênciaartificial, #tecnologiahoje, #plantão, #notíciasurgente, #eleições2025
#notícias, #notíciasdehoje, #notíciasrcwtv, #juizdefora, #zonadamata, #rcwtv, #política2025, #eleições2025, #prefeiturajf, #vereadoresjf, #eventosjf, #entrevistarcwtv, #podcastrcwtv, #empreendedorismojf, #negóciosjf, #vagasjf, #empregojf, #criseclimática, #castanhadopará, #saúdejf, #educacaomg, #mudançasclimáticas, #googletrends, #googlediscover, #tendencias2025, #inteligênciaartificial, #tecnologiahoje

 

Henrique Salvato

Publicado por:

Henrique Salvato

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR