Os novos motoristas contratados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para conduzirem os caminhões compactadores da coleta de resíduos da cidade, receberam nesta quarta-feira, 16, capacitação teórica e prática na Sudeste Caminhões e Ônibus, localizada na BR 040, Km 782, no bairro Santa Cruz.
Os cerca de 26 profissionais foram divididos em turmas e contaram com demonstrações de dinâmica e operação do veículo, orientações sobre a leitura do painel, câmbio automático, manuseio do instrumento compactador, explicações sobre partes dos motores, vazamento, conferência de óleo, dentre outros.
A capacitação foi ministrada pelo chefe de Oficina da Sudeste Caminhões e Ônibus, Diego José Ferreira. “Eles agregaram conhecimento, o que é importante para a prevenção de avarias e acidentes com o veículo. As orientações passadas nesse treinamento ajudam os motoristas a terem maior ergonomia do caminhão e faz com que a operação seja mais eficaz, com maior segurança na cidade”, afirma Diego.
Gustavo da Silva Pereira tem experiência como motorista, mas está trabalhando no Demlurb pela primeira vez. “Já venho de experiências com ônibus, caminhões traçados, caçamba, em geral caminhão pesado. As explicações do curso foram muito esclarecedoras, tiraram nossas dúvidas e é sempre bom a gente se atualizar porque a cada dia a tecnologia vai se inovando”.
Adilson Alípio trabalhou por 33 anos como motorista de ônibus urbano e teve seu primeiro contrato assinado pelo Demlurb neste mês. “Estou tendo essa experiência agora de trabalhar com caminhão de coleta. Aprendi bastante coisa aqui no curso e está sendo muito gratificante participar. Vai agregar muito mais conhecimento para essa minha nova oportunidade de trabalho”.
Emerson Alencar já trabalhava na coleta de resíduos domiciliares, mas também participou da capacitação. “O caminhão de coleta é diferenciado e específico, muito diferente de outros modelos que costumam ser usados em viagens nas estradas, por isso é muito importante ter esse treinamento com ele. Foi uma capacitação muito válida”, destaca.
