Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Minas Gerais reforça protagonismo climático nos EUA

Estado apresenta avanços em energia limpa e redução do metano durante a Climate Week NYC 2025, em Nova Iorque.

Wallace Chagas
Por Wallace Chagas
Minas Gerais reforça protagonismo climático nos EUA
Semad / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) destacou as políticas ambientais do estado durante a Climate Week NYC 2025, o maior evento climático internacional organizado por entidades não governamentais, realizado em Nova Iorque. O encontro, encerrado no último domingo (28/9), ocorreu em paralelo à Assembleia Geral da ONU e reuniu governos, empresas e sociedade civil para debater justiça climática, transição energética e inovação tecnológica.

Participação em debates estratégicos

Minas Gerais participou da Reunião Ministerial das Américas da Coalizão Under2 e do painel Subnational Methane Action Coalition, reforçando seu papel de liderança entre os governos subnacionais. A superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, apresentou o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG) e destacou metas ambiciosas para reduzir as emissões de metano, ampliar o uso de energias renováveis e proteger as florestas.

Iniciativas de inovação e resultados concretos

Durante o painel sobre metano, Minas Gerais apresentou projetos inovadores desenvolvidos em parceria com universidades e centros de pesquisa. Entre eles, iniciativas de suplementação bovina com aditivos naturais, como o orégano, capazes de reduzir em até 30% as emissões do setor pecuário, principal fonte de metano no estado. Essas ações também contribuem para o aumento da produtividade e contam com apoio de cooperação internacional e mecanismos de financiamento climático.

Publicidade

Leia Também:

Projeção internacional

Renata Araújo destacou que a participação de Minas Gerais na Climate Week fortalece a capacidade do estado de atrair recursos, firmar parcerias e ampliar sua voz na agenda global. Segundo ela, esse protagonismo será essencial para a América Latina contribuir de forma decisiva na COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

FONTE/CRÉDITOS: SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Wallace Chagas

Publicado por:

Wallace Chagas

Redator com mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. Especialista na produção de notícias e textos otimizados, com foco em clareza, relevância e performance digital.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR