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Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
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Educação

"MINAS GERAIS" Projeto Somar: Escolas de Minas Gerais Superam Expectativas e Alcançam Resultados Históricos no Ideb 2023

Com gestão inovadora e apoio estratégico, instituições da rede estadual destacam-se ao superar a média estadual, impulsionando o sucesso educacional em Minas Gerais

Jordana Alves
Por Jordana Alves
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Assessoria PJF
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Escolas do Projeto Somar superam a média estadual no Ideb 2023

O impacto positivo do modelo de gestão compartilhada adotado pelo Projeto Somar, implementado em escolas da rede estadual de Minas Gerais, tem se refletido em um desempenho notável no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. As primeiras três escolas estaduais a integrarem o projeto, iniciado em 2022, não só melhoraram significativamente suas notas, mas também superaram a média estadual, que foi de 4,0 pontos no ensino médio.

Selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) devido aos desafios específicos que enfrentavam, essas escolas apresentaram avanços expressivos. O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou que a escolha das instituições para o Projeto Somar foi baseada, entre outros critérios, nas baixas notas do Ideb. “Focámos em apoiar as escolas que mais precisavam, e os resultados mostram que esta estratégia foi bem-sucedida”, afirmou.

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Durante um evento realizado em Belo Horizonte, no dia 20 de agosto, que reuniu Superintendentes Regionais de Ensino e Diretores Educacionais, foram apresentados os resultados do Ideb das escolas estaduais. Além das escolas do Projeto Somar, também foram reconhecidas as instituições que tiveram o melhor desempenho no Ideb em cada etapa, bem como aquelas que alcançaram maior proficiência no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Avanços nas escolas do Projeto Somar

Entre as escolas participantes do Projeto Somar, a Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, destacou-se ao alcançar 4,5 pontos no Ideb do ensino médio, um salto significativo em comparação com os 3,4 pontos obtidos em 2017. A diretora Maria de Jesus Xavier atribuiu esse sucesso ao acompanhamento pedagógico intensivo proporcionado pelo projeto. “O coração da escola é o pedagógico, e o principal objetivo do Projeto Somar é fortalecer essa área”, comemorou.

Outras escolas do projeto, como a E.E. Maria Andrade Resende, também em Belo Horizonte, e a E.E. Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará, alcançaram notas de 4,4 e 4,2 pontos, respectivamente, ambas superando a média estadual. As direções dessas escolas destacaram o papel crucial das parcerias com organizações da sociedade civil, como o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), que ofereceram programas de nivelamento e suporte durante períodos críticos.

Expansão do Projeto Somar

Dado o sucesso obtido, a SEE/MG planeia expandir o Projeto Somar, permitindo que mais escolas da rede estadual se beneficiem do modelo de gestão compartilhada. As escolas continuarão sendo públicas, gratuitas e parte da rede estadual de ensino. Organizações interessadas em participar desta gestão compartilhada têm até o dia 4 de setembro para se credenciarem.

Para mais informações sobre o Projeto Somar e o processo de credenciamento, acesse o site oficial da SEE/MG. O manual do usuário e orientações sobre o processo estão disponíveis aqui. O edital de credenciamento foi publicado em 31/7, no Diário Oficial do Estado e está disponível neste link.

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"MINAS GERAIS"  Projeto Somar: Escolas de Minas Gerais Superam Expectativas e Alcançam Resultados Históricos no Ideb 2023

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF
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Publicado por:

Jordana Alves

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