Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

"Minas Gerais" Inverno: Descubra o Charme e a Cultura do Estado Líder em Turismo no Brasil

Minas Gerais celebra o inverno com uma campanha repleta de festivais, delícias gastronômicas e roteiros únicos, consolidando-se como o destino preferido dos brasileiros e turistas internacionais.

Jordana Alves
Por Jordana Alves
/ 679 acessos
Assessoria Secult
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas Gerais liderou o crescimento do turismo no Brasil em 2023, recebendo mais de 31 milhões de visitantes, e continua em primeiro lugar na variação acumulada de abril de 2023 a abril de 2024. Durante este período, o volume das atividades turísticas no estado atingiu 12,5%, superando em 166% a média nacional de 4,7%, conforme o relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esses resultados são fruto de políticas públicas coordenadas pelo Governo do Estado. Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cemig através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, lança a campanha Inverno em Minas. A iniciativa visa posicionar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país durante a estação mais fria do ano, destacando a diversidade de atrações, paisagens e a rica estrutura cultural. A expectativa é que aproximadamente 500 eventos ocorram em cerca de 400 municípios até 22 de setembro, encerramento oficial do inverno.

“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano. O Inverno em Minas significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no estado de Minas Gerais como um todo. De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais. Abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Leia Também:

A campanha Inverno em Minas coincide com os tradicionais festivais de inverno, recheados de atividades culturais e educativas como shows, exposições, oficinas, apresentações teatrais e sessões de cinema. O projeto também promove e valoriza a Cozinha Mineira, com pratos típicos da estação, como caldos de milho e mandioca, quentão, quitandas, pão de queijo e os premiados vinhos, azeites e cafés do estado. O Queijo Minas Artesanal, símbolo da cultura mineira, está mais próximo de se tornar Patrimônio Mundial da Unesco, após ser apresentado em uma ação cultural na Embaixada do Brasil em Paris.

Com a chegada do inverno, as montanhas de Minas ganham um novo charme, atraindo viajantes em busca de experiências únicas e da hospitalidade local. Os turistas terão cinco Circuitos de Inverno à disposição: Circuito dos Vinhos (Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí), Circuito Sul de Minas (Extrema, Gonçalves e Monte Verde), Circuito Serra da Canastra (São João Batista do Glória, Capitólio, São Roque de Minas e Vargem Bonita), Circuito Espinhaço/Diamantes (Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra), e Circuito do Ouro (Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes). Esses roteiros oferecem vivências únicas, incluindo visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, exuberante natureza e eventos culturais.

Para divulgar a campanha, 40 jornalistas e formadores de opinião foram convidados para vivenciar os cinco roteiros. A viagem começa em 27 de junho, em Belo Horizonte, com um jantar de boas-vindas no Palácio da Liberdade, comandado pelo chef Leonardo Paixão. Nos dias seguintes, o grupo será dividido para explorar os diferentes circuitos, com a imersão terminando em 30 de junho.

Durante julho e agosto, várias ações do projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” ocorrerão. Em julho, o Prêmio Eduardo Frieiro reconhecerá profissionais e organizações da culinária mineira. Haverá um jantar em homenagem à Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea, além de press trips em restaurantes de BH, cozinhas vivas em espaços públicos, rodada de negócios entre produtores de vinhos e chefs, workshops de gastronomia, intervenções artísticas, feira de produtores artesanais e o Circuito Gastronômico da Pampulha.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

"Minas Gerais" Inverno: Descubra o Charme e a Cultura do Estado Líder em Turismo no Brasil

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria Secult
Comentários:
Jordana Alves

Publicado por:

Jordana Alves

ESTUDANTE DE JORNALISMO SUPERIOR

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )