Nesta segunda-feira (27), começou a Campanha Nacional contra a poliomielite, que segue até o dia 14/06. Nesse período, as crianças entre1 a 4 anos de idade deverão ser vacinadas, mesmo se já tiverem recebido o imunizante anteriormente.
Para as crianças de até 1 ano, a recomendação é avaliar a necessidade de acordo com cada caso, considerando a caderneta vacinal. A poliomielite é uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em questão de horas.
A estratégia é ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de reintrodução da doença. De acordo com dados, a cobertura vacinal contra a poliomielite em Minas Gerais está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 95% do público.
Segundo dados do órgão federal, a cobertura vacinal desse imunizante no estado, em 2023, foi de 87,88% em menores de 1 ano, e de 81,58% em crianças a partir de 1 ano de idade. Neste ano, no período de janeiro a março, foi de 88,39%, em crianças menores de 1 ano de idade, e de 81,97%, em crianças a partir de 1 ano de idade.
Comentários: