O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) anunciou a modernização do laboratório do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte.
A iniciativa marca um avanço na assistência laboratorial oferecida aos beneficiários e será conduzida em parceria com a Biomega Medicina Diagnóstica Ltda, empresa especializada em serviços de apoio diagnóstico.
Estrutura moderna e novos postos de coleta
O projeto prevê a criação de um Núcleo Técnico Hospitalar completo, com infraestrutura moderna e três postos de coleta ambulatoriais — dois dentro do próprio HGIP e um no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O novo modelo incluirá todos os exames previstos na tabela de medicina laboratorial, além de análises genéticas, anatomia patológica, citopatologia, painéis virais, RT-PCR e testes rápidos para covid-19.
A Biomega será responsável por todo o processo laboratorial, desde a coleta até a emissão dos laudos, além de fornecer insumos e equipamentos de última geração.
Aumento na capacidade e melhoria no atendimento
Atualmente, o laboratório realiza cerca de 744 mil exames por ano. Com o novo formato de gestão, a expectativa é elevar essa capacidade para 985 mil exames anuais, ampliando o acesso dos beneficiários e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros laboratórios credenciados.
Etapas de implantação
De acordo com o Ipsemg, a parceria com a Biomega terá duração inicial de 60 meses, podendo ser prorrogada por até 120 meses. A implantação será feita de forma gradual, em até 90 dias, e será dividida em três etapas principais:
-
Revitalização dos espaços físicos e adequação às normas sanitárias;
-
Contratação e capacitação das equipes técnicas;
-
Instalação, validação e certificação dos equipamentos e instrumentos.
Atendimento previsto para 2026
Representantes da Biomega já se reuniram com o diretor de Saúde do Ipsemg, Felippe Fagioli, e gestores da Diretoria de Saúde para alinhar as próximas ações. O processo será acompanhado com foco em transparência, integração e eficiência.
Após as adequações necessárias, o atendimento ao público está previsto para o início de 2026, consolidando mais um passo na modernização da rede assistencial do Ipsemg.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade.
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse 👉 www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se