Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Jardim Botânico reabre Casa-sede reformada com 3 novas exposições e cafeteria

Reinauguração contará com novas mostras artísticas, livro-poema multimídia e apresentação musical

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 62 acessos
Jardim Botânico reabre Casa-sede reformada com 3 novas exposições e cafeteria
Foto: Alexandre Dornelas/UFJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na próxima sexta-feira, 12 de julho, às 10h, a Casa-sede do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reabrirá suas portas após reformas, abrigando três novas exposições artísticas, uma instalação de livro-poema multimídia e uma cafeteria. A reforma incluiu pintura interna e externa, ajustes na captação pluvial e outras melhorias.

Uma das novas exposições, "Passaredo", reúne 37 obras de Clédson Vidigal sobre aves, inspiradas na música homônima de Chico Buarque e Francis Hime. Outra, "As Aventuras do Jardim", apresenta oito painéis sobre a flora e fauna local, criados pela bióloga e artista Izabela dos Reis. A terceira exposição foca no acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF (Maea), exibindo cerca de 50 peças de cerâmica e tecelagem produzidas pelas mulheres Maxakali, além de cerâmicas arqueológicas e peças líticas.

A instalação "Transfusão Poética no Jardim Botânico" da audiodescritora e artista Patrícia Almeida exibe o livro-poema multimídia "Retalhos", uma experiência visual e acessível que conecta a obra literária a um vídeo. O livro, feito de tecido, traz versos em braile, português e kheol karipuna, além de links para versões do vídeo em libras, audiodescrição e audiolivro.

Leia Também:

Para marcar a reabertura, o músico Estêvão Teixeira, professor do Conservatório Estadual de Música Haidée França-Americano, fará uma apresentação solo na flauta instrumental, incluindo a canção "Passaredo" e outras composições brasileiras. Teixeira tem uma forte ligação com o Jardim Botânico, tendo participado de movimentos ambientalistas em defesa da área.

Além das exposições, será inaugurada a cafeteria "Flor da Mata", localizada na própria Casa-sede, oferecendo aos visitantes um espaço para pausa e degustação. "A reabertura promete uma experiência enriquecedora, combinando cultura, lazer e gastronomia em um ambiente inspirador", afirma o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira.

O evento é aberto ao público e a Casa-sede estará disponível para visitas no horário de funcionamento do Jardim Botânico, de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )