Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Inscrições para a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes se encerram no domingo, 30

O encontro on-line está marcado para dia 20 de maio

Redação
Por Redação
Inscrições para a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes se encerram no domingo, 30
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pela primeira vez será realizada a “Conferência Nacional Livre de Saúde das Populações Migrantes”. O encontro on-line está marcado para dia 20 de maio e o público-alvo são migrantes, ativistas, pesquisadores, profissionais e gestores de saúde. O objetivo é promover o debate e propor diretrizes para a elaboração de uma Política Nacional de Atenção à Saúde das Populações Migrantes.

 

As inscrições estão abertas até o próximo domingo, 30, no link. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), irá transmitir o encontro para os interessados em assistir e participar da conferência na Casa dos Conselhos, localizada na rua Halfeld, 450, 7º Andar, Centro.

Leia Também:

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região

 MENU

 CULTURA E ENTRETENIMENTO

Estado promove Rodada Presencial do ICMS Patrimônio Cultural

Iniciativa apresenta experiências de municípios mineiros, metodologias adotadas e desafios que podem servir de referência para planejamento de ações de preservação

Mandora Gonçalves MANDORA GONÇALVES 25/04/2023

Imagem de capa

 COMPARTILHE

A

 

 Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult-MG), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em parceria com a Faculdade Estácio, promove a Segunda Rodada do ICMS Patrimônio Cultural - Boas Práticas, em 27/4, das 8h às 16h, com extensa programação e apresentação de experiências.

 

Com capacidade para receber até 300 inscritos, a rodada presencial será oportunidade de troca e compartilhamento de experiências entre gestores e agentes do patrimônio cultural. 

 

Os municípios São Lourenço, Itaúna e Pitangui foram convidados pelo Iepha-MG para apresentarem boas práticas adotadas pelos agentes municipais na preservação do patrimônio cultural que poderão ser replicadas em demais municípios do estado.

 

Experiências 

 

O município de São Lourenço aborda investimentos e despesas financeiras em Bens Culturais Protegidos. 

 

A secretaria de turimos vai relatar a experiência em elaborar editais de fomento dos bens imateriais registrados no município, voltados a premiar e/ou a repassar recursos aos grupos detentores locais, cujo instrumento tem sido eficaz e utilizado para valorização e salvaguarda dos bens imateriais, inclusive inspirados pelos editais de fomento realizados pela própria Secult-MG.  

 

Itaúna vai trazer um pouco sobre a experiência com processos de tombamento de bens materiais na esfera municipal. 

 

Após vários atendimentos de orientação técnica oferecidos pela equipe do Iepha-MG, ao longo dos anos 2021 e 2022, em acompanhamento continuado, tiveram todas as dúvidas dos processos sanadas. 

 

Como resultado, diversos bens que estavam pendentes de complementação foram concluídos e, no ano de 2023, a equipe técnica fez todo o trabalho, sem auxílio de consultoria externa. 

 

A parceria compartilhada com o Iepha-MG e, principalmente, o empenho do gestor em investir em equipe técnica qualificada e permanente contribuíram para a eficácia dos trabalhos.

 

Já Pitangui vai compartilhar a ação “Caminhada Cultural”, que integrou plano de ação de educação para o patrimônio cultural do município. O projeto consiste na realização de caminhada que se inicia no primeiro bairro de Pitangui, com visita guiada à primeira igreja, construída no século XVIII, e à primeira casa da cidade, passando pelas ruas do antigo garimpo, até a Trilha da Mãe d'Água.

 

Expectativa

 

Serão três experiências municipais em que as metodologias adotadas e os principais desafios enfrentados podem servir de referências para outros municípios que ainda não possuem uma política de planejamento das ações de preservação bem estruturada. 

 

Gestores e agentes que se inscreveram pela plataforma Sympla deverão fazer o check-in na recepção do evento no dia para receber certificados emitidos pela plataforma e encaminhados aos e-mails após a rodada.

 

Acesse a programação completa neste link. 

 

 

 

 

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

 

 

 

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

 

 

 

 

 

 

Curta e siga nossas redes sociais

 

 

 

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )