Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Inscrições do Sisu 2024 começam na próxima segunda

Lei de Cotas atualizada traz mudanças nas reservas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, pardos, pessoas com deficiência e de baixa renda. Confira as principais alterações e as vagas oferecidas pela UFJF

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
/ 147 acessos
Inscrições do Sisu 2024 começam na próxima segunda
Foto: Patrick Coelho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As inscrições para a edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 22, até quinta-feira, 25 de janeiro. Candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 podem se inscrever no Sisu por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

A atualização da Lei de Cotas, sancionada pelo Governo Federal em 13 de novembro do ano passado, traz modificações significativas. Agora, a legislação garante vagas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, pardos, pessoas com deficiência e de baixa renda em institutos federais e universidades. Além disso, os quilombolas são incluídos na reserva de vagas.

Leia Também:

 

Entre as principais mudanças, destaca-se:


- Renda: 50% das vagas para cotistas devem ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa.
- Quilombolas: Inclusão nas reservas de vagas juntamente com pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.
- Vagas remanescentes: Destinadas aos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, ou a pessoas com deficiência. Após isso, as vagas são direcionadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
- Auxílio estudantil: Optantes pela reserva de vagas em situação de vulnerabilidade social têm prioridade para o recebimento de auxílio estudantil em programas das instituições federais de Ensino Superior (Ifes).
- Cotas da pós-graduação: As Ifes devem promover políticas de ações afirmativas para inclusão de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação stricto sensu.
- Avaliação: Será promovida a avaliação do programa especial a cada dez anos para o acesso às instituições de Educação Superior.

 

Antes da atualização, a lei contemplava 50% das vagas para estudantes de escola pública, sendo 25% para estudantes com renda mínima de 1,5 salário por pessoa. Agora, todos os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho no Enem, na modalidade de Ampla Concorrência, e, em seguida, será aplicada a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas.

 

Outras mudanças na edição do Sisu 2024 incluem:


- O candidato pode se inscrever apenas uma única vez nas vagas ofertadas pelas instituições de ensino, independentemente do semestre escolhido.
- Uma vez selecionado para a chamada regular, o candidato não pode escolher em qual semestre ingressar, pois a aprovação depende da classificação no Enem.
- Lista de espera única utilizada durante todo o ano pelas instituições de Ensino Superior que aderiram ao Sisu. Candidatos não selecionados pela chamada regular podem manifestar interesse pela lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Quanto às vagas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF), são 2.251 vagas em 74 cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Dessas, 1.031 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 1.220 são voltadas aos candidatos oriundos de escolas públicas, de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 
Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )