Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Saúde

Índices de doação e captação de órgãos crescem 30% e ainda podem melhorar

Meta do MG Transplantes é reduzir a fila de espera, que também foi afetada pela pandemia

Redação
Por Redação
Índices de doação e captação de órgãos crescem 30% e ainda podem melhorar
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A captação de órgãos em Minas Gerais cresceu aproximadamente 30% entre junho do ano passado e o início deste ano. Esse número revela a retomada das doações com a estabilidade dos casos da covid-19 no país, mas permanece distante do necessário para atender à demanda de transplantes no estado.

 

A lista de espera mineira tem quase seis mil cadastrados. As cirurgias de rim e córnea reúnem o maior número de pacientes.

Publicidade

Leia Também:

 

O diretor do MG Transplantes, o cirurgião Omar Lopes Cançado, afirma que, se a captação diária de múltiplos órgãos fosse a realidade cotidiana, a exemplo do que ocorreu no domingo (26/2), quando 11 órgãos foram captados em um único dia (uma das maiores captações nos últimos anos no estado), a realidade seria diferente. Um doador pode salvar oito ou mais pessoas que aguardam por transplantes.

 

“É muito importante que as pessoas conversem com seus familiares e expressem sua vontade de doar os órgãos e tecidos, porque apenas a família pode decidir sobre a doação. Somente assim, podemos transformar a espera pelo transplante em esperança de uma vida melhor”, ressalta Omar Lopes Cançado.

 

Múltipla captação em um dia

As múltiplas captações de órgãos no final de semana (26/2) envolveram cinco equipes de saúde, três aeronaves do Gabinete Militar do Governador (GMG) e ocorreram nas cidades de Barbacena e Ponte Nova. Foram coletados 11 órgãos, sendo um coração, dois fígados, dois pâncreas, quatro rins e duas córneas.

 

A serviço dos mineiros

O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão. Elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os cidadãos mineiros.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )