A repórter Tâmara Freire, da Agência Brasil, garantiu seu lugar entre os finalistas do VII Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde. O anúncio oficial da lista de concorrentes ocorreu nesta terça-feira (20).
O reconhecimento veio por meio da reportagem intitulada Resistência às vacinas contra gripe e covid coloca gestantes em risco.
Com edição de Juliana Andrade e registros fotográficos de Tomaz Silva e Fernando Frazão, o trabalho destacou-se na categoria Texto para internet.
Os dados apresentados revelam um cenário preocupante. No ano de 2025, apenas 55% das grávidas receberam o imunizante contra a covid-19.
Além disso, somente 63% se protegeram contra o influenza, o vírus causador da gripe.
As estatísticas foram levantadas pelo Ministério da Saúde a pedido da Agência Brasil. O material aponta que 286 gestantes ou puérperas desenvolveram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza entre 2023 e agosto de 2026.
Deste total, 25 pacientes faleceram, sendo sete óbitos registrados apenas no ano corrente.
Para a jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a pauta funciona como um alerta essencial. O objetivo é conscientizar a população sobre a segurança e a importância das vacinas recomendadas.
"As vacinas revolucionaram a história da humanidade e o programa de imunizações do Brasil é uma força reconhecida mundialmente", pontua Tâmara.
A profissional atua há 13 anos na EBC, com foco em saúde e ciência. Atualmente, ela também cursa mestrado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
VII Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde
A iniciativa é promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) junto à OPAS e à Febrasgo.
A cerimônia de premiação ocorrerá em São Paulo no dia 18 de novembro.

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se