No dia 22 de agosto de 2024, às 08:00, uma grande operação foi desencadeada no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga-MG, para enfrentar um incêndio florestal devastador que começou em Sericita-MG e já consumiu mais de 1.000 hectares. A operação envolveu uma colaboração estratégica entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Corpo de Bombeiros Militar, militares do COMAVE, brigadistas de Araponga e brigadistas da CBA.
A área afetada inclui várias propriedades em Araponga, sob a jurisdição do 7º Grupamento da Polícia Militar de Meio Ambiente, com sede em Viçosa-MG. De acordo com informações fornecidas por Dalyson Figueiredo Soares Cunha, Supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Mata, 22 propriedades foram preliminarmente identificadas como atingidas pelo incêndio.
Investigação preliminar sugere que alguns proprietários podem ter provocado incêndios intencionais para limpeza de vegetação nativa com vistas ao plantio de café ou para criar condições que favorecessem a propagação do fogo. No entanto, essas alegações precisam ser confirmadas por uma investigação policial detalhada.
Leia Também:
As equipes percorreram diversas localidades em busca de mais informações sobre o incêndio, mas sem sucesso. O Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) foi encaminhado à Polícia Civil e ao Ministério Público para as devidas providências.
Equipe Envolvida:
- VP 34043: 1º Sgt Abranches, 2º Sgt Rigueira, 3º Sgt Souza
- VP 34025: 2º Sgt Marum, 3º Sgt Lins
A ação conjunta destaca o esforço contínuo das autoridades e brigadistas na luta contra os incêndios florestais e a necessidade de investigação para garantir a responsabilidade pelos danos causados.
Gostou da matéria? Compartilhe com quem você gosta! Para não perder nada, entre agora no nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia diretamente no seu celular. Clique no link https://bit.ly/455qi8H e fique atualizado em tempo real. Junte-se a nós e não perca nenhuma novidade!
Comentários: