A Guarda Municipal acaba de apresentar balanço dos atendimentos realizados no primeiro trimestre de 2023. Foram feitos 3.751 registros de atuação no período. Destes, 2238, cerca de 59,6%, se referem à efetivação de rondas e patrulhamentos preventivos de vias e espaços públicos do município. Destacam-se 486 empenhos de apoio a outros órgãos da administração municipal, 159 recolhimentos de animais silvestres e 105 ocorrências em segurança pública atendidas.
Os dados são do relatório gerencial do órgão gerado a partir do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), à qual Juiz de Fora aderiu em agosto de 2022. Todas as atividades que demandam o emprego operacional da Guarda Municipal, bem como os atendimentos das ocorrências e o patrulhamento realizado pela corporação são integralmente registradas, mensuradas e geridas pelo sistema.
A principal característica apontada pelo levantamento indica o crescimento da presença da Guarda Municipal nas ruas da região central. “A ferramenta gera relatórios estatísticos referentes à atuação da Guarda. Nesse contexto, conforme evidenciado no relatório gerencial referente ao primeiro trimestre de 2023, é possível constatar a ampliação e presença perene das equipes da Guarda em diferentes territórios do Município, sobretudo na área central, por se tratar de região com intensa confluência de pessoas. Quase 60% dos nossos empenhos se referem a essa modalidade de serviço. Atividade legítima do ponto de vista legal e que confere aumento da sensação de segurança para a população”, explica o comandante da Guarda, Leandro Barros.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) aumentou o número de viaturas da corporação no último ano. Com isso, foi possível também intensificar o patrulhamento a pé nas vias centrais, que somaram 427 registros. Nas praças da área central foram efetuados 285 patrulhamentos de proximidade. Somente o Parque Halfeld, foi atendido por mais da metade deles, somando 143 registros da presença da Guarda no local. A maior parte de todos os registros, 2.729, foram feitos entre 6h e 18h, reforçando a relação de motivação da atuação da Guarda com a presença de pessoas que acessam serviços públicos e privados na área central, durante horário comercial.
Inúmeras ocorrências corroboram com a estatística de atendimento a demandas de segurança. No total, 105 registros desta natureza foram feitos nos três primeiros meses do ano. Prestação de socorro foi a de maior prevalência, com 25 casos. Em seguida, acidente de trânsito com vítima, contabilizou 13 registros; vias de fato, 11; averiguação de situação suspeita, dano e acidente de trânsito sem vítima, tiveram 10 ocorrências cada; ameaça, 9; furto,8; desacato, 3 e importunação sexual, 2 flagrantes em via pública.