O Governo de Minas Gerais intensificou suas ações de combate ao crime organizado com a reativação do Conselho de Defesa Social, nesta segunda-feira (24/3). Presidido pelo vice-governador Mateus Simões, o conselho, que estava inativo desde 2014, tem como objetivo direcionar medidas estratégicas de repressão à criminalidade e garantir que Minas Gerais continue sendo um dos estados mais seguros do país. Durante a primeira reunião, foram iniciadas discussões para a criação de um protocolo de atuação da Polícia Militar no policiamento interno dos estádios de futebol, visando combater a violência nesses locais, e também a formação de grupos de trabalho focados no enfrentamento ao crime organizado.
O vice-governador destacou a importância da retomada do conselho como um espaço intersetorial para a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas de segurança, envolvendo diversos agentes internos e externos, como o Ministério Público, a Defensoria, a Assembleia Legislativa, o Judiciário e representantes da sociedade civil. Na reunião, foram abordados dois temas prioritários: a repressão ao crime organizado e o combate à violência nos estádios. Em relação aos estádios, foi definida uma matriz de risco para classificar os jogos e determinar a necessidade de presença policial ampliada, tanto dentro quanto no entorno dos locais. No combate ao crime organizado, o foco será a retirada da condição financeira dessas organizações.
Para intensificar o combate às facções criminosas, o vice-governador anunciou a criação de seis grupos de trabalho com a participação de órgãos federais como a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Coaf, Ministério Público e Tribunal de Justiça. Esses grupos atuarão no combate a crimes financeiros e virtuais, comércio ilegal de combustíveis, tabaco, bebidas, ouro e tráfico de drogas. Adicionalmente, o Serviço de Inteligência de Minas Gerais identificou e prendeu centenas de integrantes de facções criminosas foragidos nos últimos meses, e a Sejusp implementou uma política de isolamento rigoroso de líderes criminosos em unidades prisionais especiais. Outras ações incluem a desarticulação de esquemas de corrupção e a criação do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gerco), reforçando o compromisso do Governo de Minas com a segurança pública. Dados do Observatório de Segurança Pública da Sejusp já apontam para uma redução nas infrações em locais de eventos esportivos entre 2023 e 2024.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.