O Governo de Minas Gerais apresentou nesta terça-feira o Automatiza.MG, um projeto revolucionário que utiliza inteligência artificial para automatizar processos na administração pública, visando aprimorar os serviços prestados aos cidadãos. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), foi lançada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
O Automatiza.MG tem como objetivo principal melhorar o trabalho dos servidores, permitindo que eles possam direcionar mais tempo para atividades estratégicas, resultando em uma prestação de serviço cada vez mais eficiente para os cidadãos.
O governador Romeu Zema elogiou a iniciativa, ressaltando o potencial da tecnologia para impulsionar a produtividade. "Acompanhei muitas inovações no setor produtivo e aqui no governo também. O que posso dizer é que não temos ideia do quanto a tecnologia pode estar melhorando a nossa produtividade. Sou um grande incentivador da tecnologia", afirmou Zema.
A secretária Luísa Barreto destacou o impacto positivo do Automatiza.MG na experiência do cidadão ao acessar os serviços públicos do governo. "O Automatiza.MG, muito mais do que uma ferramenta, representa uma mudança na cultura organizacional do Governo de Minas. Estamos pensando em primeiro lugar no cidadão lá na ponta", afirmou Barreto.
Implementação e capacitação
Órgãos e entidades estaduais interessados em implementar a automatização de processos podem solicitar apoio do projeto por meio do portal Automatiza.MG. O site também oferece um repositório de robôs que podem ser replicados para facilitar o desenvolvimento de soluções automatizadas.
Além disso, o Governo de Minas disponibilizou o Curso Básico de Power Automate na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Seplag-MG. A formação é gratuita e aberta a todos os servidores estaduais interessados em aprender mais sobre automatização de processos.
Resultados até o momento
O Automatiza.MG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2023 e já capacitou mais de 20 turmas, certificando aproximadamente 290 alunos de 13 órgãos e entidades estaduais. Até o momento, o projeto criou 27 robôs que estão em utilização pelos agentes públicos, reduzindo em mais de 300 horas mensais o tempo necessário para a realização dos processos aprimorados.
