O Governo de Minas e a Prefeitura de Araçuaí formalizaram, nesta segunda-feira (13/04), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a reforma integral do aeroporto municipal. O projeto prevê um investimento de R$ 17 milhões, sendo R$ 10,9 milhões custeados pela Codemge para obras e projetos, e R$ 6 milhões destinados pelo município para equipamentos operacionais.
Impulso ao Vale do Lítio
A iniciativa é estratégica para o desenvolvimento econômico do Vale do Jequitinhonha, especialmente para atender a crescente demanda da mineração de lítio. Segundo o governador em exercício, Mateus Simões, a reforma permitirá conectar a região diretamente a Belo Horizonte por meio de voos regulares. Atualmente, investidores precisam utilizar o aeroporto de Salinas, localizado a centenas de quilômetros das áreas de exploração.
As melhorias previstas na unidade incluem:
-
Obras de terraplenagem e pavimentação;
-
Novos sistemas de drenagem e sinalização;
-
Instalação de equipamentos de auxílio à navegação;
-
Infraestrutura para sistemas elétricos.
Retomada das operações
O aeroporto de Araçuaí encontra-se atualmente interditado pela Anac. Com a execução das adequações, o terminal estará apto para operar com aeronaves de pequeno porte, como o modelo Cessna Grand Caravan.
O fortalecimento da logística é visto pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) como um passo fundamental para sustentar os mais de R$ 6,3 bilhões em investimentos já atraídos pelo projeto Vale do Lítio, que gerou cerca de 3,9 mil empregos na região Norte e Nordeste do estado.
Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se