Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Estado chega à marca de cem localidades e distritos mineiros contemplados com telefonia móvel e internet 4G por meio do Alô, Minas!

Programa do Governo de Minas leva cobertura a localidades que não tinham acesso aos serviços; Até fevereiro de 2024, serão 157 antenas instaladas

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 75 acessos
Estado chega à marca de cem localidades e distritos mineiros contemplados com telefonia móvel e internet 4G por meio do Alô, Minas!
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O programa Alô, Minas!, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão ( Seplag-MG) chegou à marca de cem antenas de telefonia e de sinal 4G instaladas em distritos e localidades do estado que ainda não contavam com cobertura. A iniciativa já beneficiou uma população de mais de 78 mil pessoas.

As antenas são instaladas pelo Governo de Minas junto às operadoras de telefonia Algar, Claro, TIM e Vivo. Até fevereiro de 2024, serão mais de 150 antenas ativadas, beneficiando mais de 110 mil mineiros.

O novo marco do programa foi destacado pelo vice-governador Professor Mateus durante a abertura do Delta Fórum 2023, realizado nessa terça-feira (21/11), no Sebrae Minas. “A nossa conexão de celular em pequenas comunidades, nosso Alô Minas!, já atende a cem localidades pequenas e temos um edital pronto para ser publicado neste ano para atender outras cem localidades. O acesso à telefonia móvel é importante para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Essas iniciativas que às vezes parecem pequenas são portas para fortalecer o turismo, o comércio e a geração de empregos”, afirmou.

Leia Também:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, reforçou, também no evento voltado ao desenvolvimento dos municípios, que o objetivo do Governo de Minas é levar ainda mais melhorias para as comunidades.

“O nosso programa, o Alô, Minas!, já completou cem distritos atingidos. Em breve, será lançado o edital da segunda fase do programa – o Alô, Minas! II, para levar telefonia celular e internet de qualidade a outros cem distritos e localidades. Isso é fundamental para que as pessoas efetivamente possam ter acesso aos serviços públicos. Assim, vamos aproximar cada vez mais o Estado do cidadão, ampliando conexões, simplificando serviços e garantindo acessibilidade”, afirmou a secretária.

Oportunidades

O Alô, Minas! busca melhorar as condições de vida da população mineira por meio do acesso à telefonia móvel e à internet, trazendo agilidade para a comunicação, criando oportunidades locais e gerando novas possibilidades de autonomia e de desenvolvimento em diversas regiões de Minas Gerais.

A professora Nisleni Aparecida Lopes, moradora do distrito de Morro Vermelho, no município de Caeté, comemorou a cobertura de sinal com a ativação da antena. “Sempre foi um grande desejo da população ter uma antena de celular em nosso distrito. Isso facilita a vida do morador de Morro Vermelho, facilita o turismo. Deixamos de ficar isolados”, disse.

Antenas

O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.

Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país. A localidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, foi a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet.

Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.

As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal. Mais informações sobre o Alô, Minas! também podem ser ace solicitadas pelo e-mail

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

alominas@@planejamento.mg.gov.br

 

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )