Aguarde, carregando...

Sábado, 07 de Novembro 2026
Educação

Egresso da Doctum Juiz de Fora está entre os finalistas na premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

O projeto busca criar um elemento arquitetônico a partir da paisagem natural em homenagem às vítimas do Hospital Colônia durante a Ditadura Militar

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Egresso da Doctum Juiz de Fora está entre os finalistas na premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Corte esquemático da edificação “Memorial ao Holocausto Brasileiro”. Foto: Bruno Meneghitti | Arquivo pessoal
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Doctum Juiz de Fora, Bruno Farjado Meneghitti, está entre os 20 finalistas do Prêmio TCC 2021, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), com o projeto “Memorial ao Holocausto Brasileiro”, orientado pelo professor Hudson Martins.

O concurso aproxima o Conselho de Arquitetura e Urbanismo a instituições de ensino e reconhece a dedicação dos alunos. Segundo o docente, esse é um importante prêmio que valoriza e reconhece o trabalho de estudantes e professores da arquitetura, além de incentivar o início da carreira profissional de pessoas como o Bruno

O projeto, apresentado no fim de 2019, busca criar um elemento arquitetônico, às margens da BR 040 em Minas Gerais, seguindo referências no movimento Land Art – uma corrente artística, que se utiliza da paisagem natural para criar suas obras – e assim chamar a atenção para as milhares de pessoas, à época diagnosticadas com transtorno mental, que sofreram maus tratos e morreram no Hospital Colônia em Barbacena/MG.

Publicidade

Leia Também:

O tema sempre atraiu a atenção do arquiteto urbanista: “sabia que o assunto era importante e forte, me dediquei ao máximo”, afirma Bruno. O professor relembra que o aluno soube levar um olhar humanitário ao trabalho, “ele representou a proposta de forma sensível e poética a história psiquiátrica do nosso país.”

O resultado do concurso será divulgado no dia 11 de dezembro, no site oficial do prêmio. Hudson não esconde a felicidade em ter orientado este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estar orgulhoso por ficarem entre os 20 finalistas, sobretudo, acredita no potencial competitivo para vencer a premiação.

FONTE/CRÉDITOS: Tatiana Graciano/ Assessoria Doctum
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Jornalista, fundador, diretor-presidente e editor-geral da RCWTV, portal de notícias de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Começou na TVE, a TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, empreendeu com a Gospel Videos e Produções e transformou a...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )