Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 03 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Curiosidades

Dia Mundial da Alimentação é um alerta para escolhas mais conscientes

Uma alimentação saudável e equilibrada influencia positivamente na saúde e no bem-estar do indivíduo, além de evitar diversas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, câncer e doenças do coração

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
Dia Mundial da Alimentação é um alerta para escolhas mais conscientes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16/10, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da conscientização de mães, pais e responsáveis por crianças menores de 10 anos de se fazerem escolhas alimentares mais saudáveis.

Segundo a referência técnica da coordenação de Promoção da Alimentação Saudável e Adequada e Atividade Física da SES-MG, Nathália Ribeiro Mota Beltrão, uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de fornecer a quantidade certa de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que influenciam positivamente na saúde e no bem-estar do indivíduo, e evitar doenças crônicas.

“A alimentação saudável é crucial para a saúde. O equilíbrio alimentar ajuda a garantir o funcionamento adequado do sistema imunológico, além de prevenir deficiências de micronutrientes e a ocorrência de obesidade e doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração e câncer”, explica.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com ela, no Brasil, assim como em outros países, nota-se que o processo de transmissão de habilidades culinárias entre gerações vem enfraquecendo e as pessoas mais jovens possuem cada vez menos confiança e autonomia para preparar alimentos, o que favorece o maior consumo de alimentos ultraprocessados. Por isso, é importante incentivar o desenvolvimento de habilidades culinárias e a partilha com as pessoas com quem se convive, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero.

Ainda de acordo com a referência técnica, o desafio é lidar com a abundância de informações não confiáveis e a introdução precoce de alimentos inadequados na rotina de alimentação dessas crianças. “A má alimentação está associada a diversas doenças crônicas não transmissíveis. A obesidade é um problema crescente, especialmente entre crianças e adolescentes, que pode ser favorecida pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos, achocolatados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo etc.” alerta.

“Muito comuns na alimentação de crianças e adultos, esses alimentos devem ser evitados, pois contêm elevado teor de sal, açúcar, gordura, conservantes, adoçantes e outros aditivos”, salienta.

Obesidade

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, dentre a população avaliada nas unidades de atenção primária à saúde de todo o estado, de janeiro a setembro de 2023, apresentaram obesidade 743.306 adultos (31,41%), 30.800 crianças menores de 5 anos (5,19%), 71.042 crianças entre 5 e 10 anos (14,26%) e 78.521 adolescentes (12,65%).

Como ações para o enfrentamento à obesidade, a SES-MG segue o que preconiza o Guia Alimentar da População Brasileira, publicado em 2014, pelo Ministério da Saúde, um instrumento que visa apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.

Além disso, destacam-se os seguintes programas, políticas e ações estratégias, desenvolvidas pela SES-MG, com o objetivo de deter o avanço da obesidade, ampliar os níveis de saúde e de qualidade de vida da população: o Programa Academia da Saúde, Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), Programa Saúde na Escola e Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN).

Vilões da alimentação saudável

Confira alguns alimentos ultraprocessados e por que devem ser evitados:

Biscoitos e bolachas doces e salgados, simples ou com recheio contêm muito açúcar, sal, gordura e aditivos químicos.

Cereais matinais açucarados contêm muito açúcar e aditivos químicos.

Iogurtes com sabores e tipo petit suisse podem conter mais de 15 ingredientes, sendo muitos deles aditivos, como corantes, conservantes, adoçantes e estabilizantes.

Empanado de frango tipo nugget contém aproximadamente 18 ingredientes e quantidades excessivas de sódio.

Macarrão instantâneo contém quantidades excessivas de calorias, gordura e sódio.

Sorvetes industrializados contêm mais de 15 ingredientes, dentre eles gordura vegetal, estabilizantes, emulsificantes e aromatizantes, além de açúcar em grande quantidade.

Achocolatados são compostos praticamente de açúcar puro.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Superintendência de Imprensa
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )