Aguarde, carregando...

Terça-feira, 26 de Maio 2026
Policial

Dez integrantes de organização criminosa são condenados por extorsão e lavagem de dinheiro em Juiz de Fora

Penas chegam a 48 anos de prisão; Justiça determina perda de bens e funções públicas de policiais envolvidos

Júlia Valgas
Por Júlia Valgas
Dez integrantes de organização criminosa são condenados por extorsão e lavagem de dinheiro em Juiz de Fora
DiviNews
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve condenação de dez pessoas acusadas de participação em uma organização criminosa que atuava em Juiz de Fora, Zona da Mata. As penas aplicadas chegam a 48 anos de reclusão por crimes que incluem usura, extorsão, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa armada.

A rede criminosa foi alvo de uma operação do Gaeco em julho de 2023, após denúncia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) sobre suspeitas envolvendo tráfico de drogas, tráfico de armas, agiotagem e extorsão na região. A investigação revelou ainda o envolvimento de dois policiais militares, que teriam atuado na proteção dos criminosos e monitoramento das atividades ilegais.

Segundo as apurações, os criminosos utilizavam financeiras para emprestar dinheiro a juros abusivos, aplicando ameaças, violência física e intimidações contra clientes e suas famílias para garantir o pagamento das dívidas. O capital para esses empréstimos era em grande parte oriundo do tráfico de drogas, e os envolvidos também captavam “investidores” para aumentar os lucros por meio de empresas de fachada.

Publicidade

Leia Também:

Entre os condenados estão sete homens — incluindo os dois policiais militares — e três mulheres. As penas variam de oito a 48 anos de reclusão e de dois a 23 anos de detenção, com aplicação de multas. O cumprimento das penas será inicialmente em regime fechado. Cinco réus que já estavam presos preventivamente continuarão sem direito a recorrer em liberdade.

Além das condenações, a Justiça determinou a perda dos bens e valores obtidos com as atividades ilícitas, após o trânsito em julgado da sentença, e a perda da função pública dos policiais militares envolvidos.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

FONTE/CRÉDITOS: Ministério Público de Minas Gerais
Júlia Valgas

Publicado por:

Júlia Valgas

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo apaixonada por contar as...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR