google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Desfile no Palácio da Liberdade abre semana mineira de moda

Com foco em negócios, 29ª edição do Minas Trend reúne dezenas de confecções e compradores no Expominas até quinta-feira (13/4)

GERALDO GOMES
Por GERALDO GOMES
Desfile no Palácio da Liberdade abre semana mineira de moda
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em apresentação inédita, o Palácio da Liberdade recebeu, nesta segunda-feira (10/4), desfile que marcou a abertura da 29ª edição do Minas Trend, semana de moda com foco em salão de negócios que vai até quinta-feira (13/4), no Expominas.  Nomeado Passarela Liberdade, o desfile prestou homenagem à indústria de moda mineira e seus criadores.

 A ação, realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com Cemig, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem),  reuniu modelos que exibiram looks autorais de 50 designers mineiros, a partir do tema “Barroco Tecnológico”.

 Vice-governador, Mateus Simões ressaltou a importância da iniciativa para lembrar que Minas segue como polo e referência de moda no país.  “Minas, na memória afetiva de cada um de nós, e falo não apenas pelos mineiros, é reconhecida como polo de criatividade nacional. É por isso que nossa culinária é uma das mais festejadas, a nossa história é das mais comentadas, e a nossa moda uma das mais reconhecidas”, pontuou.

Leia Também:

Retomada  

 O vice-governador também sublinhou a necessidade de manutenção desse olhar para a criatividade, sempre alinhado a propostas de novos negócios. “Mesmo antes da pandemia, passamos por situações difíceis no mercado. E até o mercado de moda sentiu. No Minas Trend, em algum momento, se perdeu até a condição falar em criação para tratar apenas de negócio. Mas falar de negócio na moda sem falar da criatividade não é a mesma coisa. Agora, que essa seja a primeira Passarela Liberdade de muitas outras que virão”.

O Presidente da Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem), Antônio Diniz, que está à frente da entidade responsável pela organização do desfile, deu as boas-vindas às autoridades e convidados presentes, contextualizando o significado daquele momento.  “Nesta noite apresentamos o desfile Passarela Liberdade. Um manifesto da mineiridade. Celebramos juntos a força da criação da moda mineira, da moda feita aqui e que leva o nome do nosso estado”. O potencial do projeto para dinamizar a economia do estado foi comentado, em seguida, pelo presidente da CDL-BH e do Sebrae, Marcelo de Souza e Silva. “Agradecemos a oportunidade de participar deste movimento diferenciado.

Desejamos que o mercado da moda mineira se fortaleça ainda mais, e para isso estamos unindo esforços para que possamos gerar mais emprego e melhorar a renda das famílias”, disse.   Presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do Sindivest-JF, Mariângela Miranda Marcon ressaltou a grandeza da cadeia da moda.   “A moda não é só a roupa que se veste, o calçado que se calça, ela vai muito além disso. Eu me sinto honrada de participar de um projeto que faz com que nós vejamos os horizontes voltados para a produção de uma maneira diferenciada, que não busca só o lucro, mas todas as conquistas que se constituem no mundo da moda e da cultura”, frisou. 

Conceito

 A riqueza das igrejas e capelas, fragmentos e pinturas dos tetos das edificações, a arquitetura, a riqueza dos metais, de personagens históricos, os cartões postais de Belo Horizonte e muitas outras histórias em torno do Barroco mineiro marcaram presença na passarela. O elemento unificador do desfile foram as cores e nuances entre o vermelho, prata, rosa e laranja. Além de destacar o design e o potencial criativo dos estilistas, projetando a moda feita em Minas para o Brasil e o mundo, o Desfile Passarela foi pensado para identificar de que forma os elementos do Barroco e dos povos podem influenciar o imaginário sobre as identidades, e sua relevância simbólica na construção da mineiridade.

 A partir da visão contemporânea da tecnologia, o Barroco, movimento ocorrido entre os séculos 18 e 19 em Minas Gerais, é revisitado por meio das criações de um time de estilistas consagrados em Minas e no país. Nomes consagrados da moda mineira, Graça Ottoni, Fernando Silva, Eduardo Suppes, Cássio Vital, Renata Campos, Martielo Toledo, Georgiana Mascarenhas, Luiz Cláudio, Patrícia Motta e Sônia Pinto apresentaram criações ao lado de novos estilistas como Norberto Resende, Alexandre Siqueira, Junior Gusmão, Bia Pereira, Valéria Duarte Carmo e Eric Martins. Antônio Diniz assinou a curadoria e foi responsável pelo coordenação dos trabalhos, em parceria com os diretores Victor Dzenk e Renato Loureiro. Além deles, a equipe de produção contou com stylist de Pedro Moura; beleza de Luiz Bicalho; fotografia de Márcio Rodrigues e produção executiva de Omar Rangel. 

 

GERALDO GOMES

Publicado por:

GERALDO GOMES

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV,...

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano