Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) contabilizou 189 denúncias de violência política durante o período eleitoral deste ano em todo o país. O levantamento reúne relatos recebidos pelo serviço Disque 100, além de notificações encaminhadas diretamente à pasta por parlamentares e outros órgãos governamentais.
Para assegurar a apuração dos fatos, todos os casos registrados foram repassados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), à Polícia Federal (PF), à Defensoria Pública da União (DPU), ao Ministério Público (MP), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).
Aumento expressivo nas denúncias
Apenas o canal Disque 100 contabilizou 90 notificações entre os dias 1° e 25 de outubro. Esse volume representa um crescimento de mais de quatro vezes em relação a todo o mês de setembro, quando foram formalizadas 20 comunicações.
As datas de votação concentraram uma parcela significativa dos relatos. No primeiro turno, em 4 de outubro, foram computadas 19 ocorrências. Já no segundo turno, em 25 de outubro, registraram-se 8 casos. Juntas, as duas jornadas eleitorais correspondem a 30% de todas as queixas do período.
Outros canais e avaliação oficial
Além do atendimento telefônico, o MDHC computou 38 denúncias vindas de ministérios parceiros. Outros 41 registros foram entregues pessoalmente à ministra Janine Mello por parlamentares e dirigentes partidários durante uma reunião na última semana.
Em nota oficial, o ministério destacou que os dados apontam para uma alta expressiva nas violações de direitos, envolvendo a violência política de gênero, étnico-racial e afrontas ao direito constitucional de votar e ser votado. A pasta reafirmou que a livre expressão política é fundamental para a democracia e ressaltou a relevância de canais públicos como o Disque 100.

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se