O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), está desenvolvendo a operação “Alerta Verde” durante o mês de março. A ação preventiva, que tem como objetivo reduzir os impactos causados por incêndios em lotes vazios, envolve a realização de vistorias e o fornecimento de orientação à população.
A operação respeita as diretrizes do Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem do 3º Comando Operacional de Bombeiros. Após as vistorias realizadas pela equipe do Corpo de Bombeiros, as informações sobre a situação dos lotes vagos são enviadas para os engenheiros e técnicos da Defesa Civil, que compilam os dados e os organizam em um relatório. Em seguida, o material é enviado para os fiscais de posturas da Sesmaur com o direcionamento dos locais que devem ser notificados e orientados para adotar medidas de manutenção dos lotes. Até esta sexta-feira, 19, a Defesa Civil já havia recebido informação sobre 43 lotes.
O subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, ressalta a importância do trabalho realizado pela operação “Alerta Verde” para minimizar os riscos. “Os incêndios em lotes vagos deixam o solo exposto e, portanto, suscetível a erosões e escorregamentos, além de danificarem redes de esgoto e de água pluvial que por ventura estejam no local das queimadas. Por isso a operação Alerta Verde é um instrumento muito importante para as ações de prevenção no município de Juiz de Fora”, pontua.
Outras informações:
(32) 3690-7247
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria PJF