Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 04 de Junho 2026
Brasil/Mundo

Defesa Civil de São Paulo reativa gabinete de crise por previsão de chuvas intensas

Ocorrências de alagamentos e deslizamentos foram reportadas em diversas cidades do estado.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Defesa Civil de São Paulo reativa gabinete de crise por previsão de chuvas intensas
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Defesa Civil do estado de São Paulo anunciou a reativação, na tarde deste domingo (8), de seu gabinete de crise, focado em lidar com as fortes chuvas e potenciais deslizamentos que atingem a região. A medida foi tomada em resposta à expectativa de precipitações que podem ultrapassar os 100 milímetros diários, patamar considerado de perigo extremo.

Integrantes do gabinete incluem diversas entidades governamentais, como agências reguladoras, a própria Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de representantes de concessionárias de serviços essenciais como energia elétrica, abastecimento de água, distribuição de gás e telefonia. O objetivo é agilizar o atendimento a emergências nas áreas mais afetadas.

O órgão informou que a intensificação das chuvas nas últimas 24 horas está ligada à presença de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, em conjunto com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As regiões leste, litorânea e noroeste do estado foram as que registraram os maiores volumes acumulados.

Publicidade

Leia Também:

Entre as localidades com maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, São Carlos se destacou com 137 mm, seguida por Ubatuba (129 mm), Bertioga (126 mm), São Sebastião (119 mm), São José do Rio Preto (105 mm), Caraguatatuba (103 mm), Elias Fausto (100 mm) e São Luís do Paraitinga (83 mm).

A Defesa Civil ressaltou que esses volumes são excepcionalmente altos para um único dia. Em São Carlos, por exemplo, o índice de 137 mm representa aproximadamente 80% da média histórica de chuva esperada para todo o mês de fevereiro, que é de 169,9 mm, o equivalente a cerca de 24 dias de precipitação.

Situação similar foi observada em Ubatuba, onde o acumulado correspondeu a 72,5% do volume mensal, e em São José do Rio Preto, que registrou o equivalente a cerca de 15 dias de chuva para o mês de fevereiro.

Até o momento, foram confirmados alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras em diversas partes do estado. Treze pessoas ficaram desalojadas e outras quatro estão desabrigadas, mas não há relatos de mortes ou feridos.

Orientações à população

A Defesa Civil enfatiza a importância de a população adotar precauções para minimizar os riscos durante períodos de chuvas intensas, como evitar áreas propensas a inundações, enxurradas e deslizamentos.

Outras recomendações incluem não tentar atravessar ruas alagadas ou locais com forte correnteza, estar alerta a sinais que podem indicar deslizamentos – como fissuras no solo, inclinação de árvores ou postes e ruídos em encostas – e sempre acompanhar os avisos oficiais emitidos pelo órgão, seja por telefone ou sirenes.

FONTE/CRÉDITOS: Guilherme Jeronymo - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR