O Governo de Minas, em parceria com o Sebrae Minas, vai ampliar a oferta de educação empreendedora na rede pública estadual. A partir do próximo semestre letivo, 170 escolas estaduais em 129 municípios passarão a oferecer o Curso Técnico em Administração com a metodologia do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Serão disponibilizadas cerca de 6 mil vagas para estudantes e egressos do ensino médio.
A iniciativa é fruto da articulação entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Sebrae e tem como foco:
-
Despertar o espírito empreendedor;
PublicidadePublicidade -
Desenvolver competências para o mundo do trabalho;
-
Fortalecer habilidades sociais e profissionais.
As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas participantes. A lista completa está disponível nesta página.
Formação técnica e empreendedora com impacto social
Após os resultados positivos do projeto-piloto, a expansão do curso com metodologia NEJ representa um avanço na Educação Profissional e Tecnológica em Minas Gerais.
"Essa expansão representa um passo importante na valorização dos jovens mineiros", destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
“Estamos formando uma nova geração de protagonistas sociais e profissionais.”
O que é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil?
Criado em 2010, o NEJ já formou mais de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. O curso é oferecido em parceria com a Escola do Sebrae e tem duração de um ano.
Público-alvo:
-
Estudantes e egressos do ensino médio da rede pública
Metodologia:
-
Projetos práticos com integração entre teoria e prática
-
Desenvolvimento de competências como:
-
Autonomia
-
Protagonismo
-
Consciência social
-
Gestão de negócios
-
“Estamos unindo forças com parceiros que acreditam na educação empreendedora como mecanismo de transformação social”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Resultados concretos na vida dos estudantes
A metodologia do NEJ tem gerado resultados expressivos entre os jovens:
-
64% dos formados ingressaram no mercado de trabalho;
-
58% seguem estudando após o curso;
-
94% relatam alto impacto na vida pessoal;
-
88% notaram transformações positivas na vida profissional.
Com a ampliação, Governo de Minas e Sebrae reafirmam o compromisso com uma educação pública de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas e ao desenvolvimento integral dos estudantes.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil.
🌐 Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!