A Cozinha Mineira Contemporânea, sob a orientação do chef Felipe Rameh, assume um papel de destaque em uma iniciativa conjunta entre o Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Embratur e a BH Airport, com o propósito de promover o destino turístico de Minas Gerais na Argentina e no Chile.
A primeira etapa dessa missão teve lugar na Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, que ocorreu na segunda-feira (2). Durante o evento, também foi celebrado o lançamento oficial do voo direto da Gol de Belo Horizonte para a capital argentina. Felipe Rameh realizou um cooking show apresentando canapés que incluíam iguarias como ovinho de codorna com queijo Minas, melancia com queijo de cabra, broto de coentro e pimenta, suflado de tapioca com creme azedo, peixe defumado e dill, além da famosa goiabada frita do restaurante Tragaluz de Tiradentes.
Na quarta-feira (4), será a vez do público chileno apreciar essas delícias em um evento que celebra a inauguração do voo BH-Santiago, operado pela Latam a partir de 1º de novembro. Felipe Rameh expressou sua satisfação em participar desta ação promocional da cozinha mineira e da cultura de Minas Gerais. “Temos ingredientes incríveis e receitas que emocionam pela maneira de fazer. Há muita profundidade, muita história. No próximo ano, teremos uma série de ações nas feiras turísticas para levar a cozinha, os produtos e os produtores mineiros Brasil afora”, declarou Rameh.
Com 20 anos de carreira, o chef mineiro acumulou experiências em cozinhas renomadas em todo o mundo, incluindo passagens por restaurantes como D.O.M de Alex Atala, Mugaritz na Espanha, Le Chalet de La Forêt na Bélgica e Canteen em Londres. Recentemente, ele também desempenhou o papel de curador na primeira edição do Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea - Caipiblue, realizado em setembro no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
No evento no Chile, que ocorrerá no hotel The Ritz-Carlton Santiago, Felipe Rameh vai preparar um cardápio semelhante ao de Buenos Aires, acrescentando um toque especial com uma broa, café coado e doce de leite.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, presente na FIT, destacou os atrativos do estado, com ênfase na rica tradição culinária, que foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado em julho deste ano. “Minas Gerais venceu a 2ª Edição do Prêmio Excelência Turística Destino Digital neste ano, na categoria gastronomia. E isso se alia à centralidade da cozinha mineira nas nossas famílias, nas nossas casas e nas nossas cidades, seja a cozinha mineira clássica ou a contemporânea, que é marcada pela inventividade”, enfatizou Oliveira.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.