A Copasa e a Prefeitura de Belo Horizonte oficializaram, na quarta-feira (25/03), o aditamento do contrato de concessão para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital. O novo vínculo, com validade pelos próximos 47 anos, estabelece diretrizes para investimentos de longo prazo e assegura a manutenção da tarifa social, sob regulação da Arsae-MG.
Belo Horizonte já apresenta indicadores superiores às metas do Novo Marco Legal do Saneamento, com 100% de cobertura de água e cerca de 95% de rede de esgoto. O novo planejamento busca converter essa disponibilidade em eficiência plena, focando na modernização das redes para reduzir intermitências no abastecimento e ampliar a capacidade de tratamento de resíduos em toda a Região Metropolitana.
Revitalização da Lagoa da Pampulha
Um dos pontos centrais do novo contrato é o reforço nas ações ambientais estratégicas, com destaque para a bacia da Lagoa da Pampulha. A Copasa executa obras para atingir 100% de cobertura de redes coletoras no trecho de Belo Horizonte e 99,5% em Contagem. O projeto inclui trabalho de mobilização social para garantir que as residências façam a conexão correta à rede pública, evitando o descarte irregular de efluentes no manancial.
A renovação do acordo também incentiva ganhos de eficiência operacional que devem ser compartilhados com os usuários. Segundo a presidência da companhia, a prioridade é garantir a sustentabilidade econômica do sistema, permitindo que obras estruturantes acompanhem o crescimento da capital mineira nas próximas décadas, promovendo saúde pública e valorização ambiental.
Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se