Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Nesta semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Instituto Educação e Cidadania e o Centro de Referência em Direitos Humanos, promoveu o seminário Conselhos Tutelares - Desafios práticos da garantia de direitos da criança e do adolescente. Os encontros ocorreram no auditório da escola superior de advocacia da Ordem dos Advogados Subseção de Juiz de Fora, nesta segunda e terça, 27 e 28.
Para a presidente do CMDCA, Magda Mourão, a capacitação foi importante para compreender a relevância histórica da conquista do direito da criança e adolescente através da conscientização e efetivação do papel a ser exercido pelo Conselho Tutelar, garantindo assim os direitos deste público. “Foi uma grande oportunidade também de dialogar com os conselheiros e traçarmos os desafios a serem superados”.
Para Déa Ribeiro, coordenadora do CRDH, proporcionar esse momento de capacitação foi muito importante para manter a rede municipal cada vez mais integrada e preparada para lidar com os desafios cotidianos.
No primeiro dia de reunião, foram abordadas questões como o colegiado do conselho tutelar, as relações interpessoais e a rede de atendimento com o conselheiro tutelar, Rogério Filho. No segundo dia de palestras foi a vez da Doutoranda em Serviço Social, Marina Valéria Mancini falar sobre a natureza e a atuação do conselho tutelar. O viés legal sobre os fundamentos e as atribuições do Conselho Tutelar foram discutidos pelo professor e advogado Thiago Almeida de Oliveira. O encerramento do evento ficou por conta do sociólogo Claudinei dos Santos Lima.