Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Política

Chapa que elegeu Nikolas Ferreira é cassada

TSE acusa chapa de fraude eleitoral

Redação
Por Redação
Chapa que elegeu Nikolas Ferreira é cassada
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a chapa do PRTB responsável por eleger Nikolas Ferreira como vereador em Belo Horizonte em 2020. A cassação ocorreu devido ao uso de candidaturas de mulheres "laranjas" para burlar a cota de gênero, estabelecida por lei em 30%. Consequentemente, Uner Augusto, suplente de Nikolas, deverá perder seu mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte em breve.

Embora Nikolas Ferreira tenha recebido mais de 29,3 mil votos em 2020 e ficado em segundo lugar na votação, atrás apenas de Duda Salabert, o TSE encontrou evidências de fraude na chapa, incluindo votação quase nula de quatro candidatas mulheres, ausência de gastos eleitorais, realização de campanha e apoio para um candidato homem.

A decisão do TSE resultou de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo PSOL contra o PRTB por violar a cota de gênero. Embora o partido de Nikolas tenha sido absolvido nas duas instâncias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, o TSE reverteu a decisão e determinou a condenação. Como resultado, os diplomas serão cassados, e as mulheres usadas como "laranjas" serão consideradas inelegíveis. Nikolas Ferreira agora é deputado federal.

Publicidade

Leia Também:

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )