A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), vinculada à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dará início, no próximo domingo (1º), à instalação de um novo reservatório de água no bairro Dom Bosco, visando melhorar o abastecimento na região. A obra será realizada no cruzamento entre a Rua Monsenhor Gustavo Freire e a Avenida Olegário Maciel, uma área de grande fluxo de veículos e bastante movimentada, tanto por residências quanto comércios.
A instalação do novo reservatório, com formato cilíndrico e capacidade de 190 metros cúbicos (m³), exigirá alterações no trânsito local. A partir das 17h do sábado (30), será proibido estacionar na Rua Monsenhor Gustavo Freire, no lado par entre as ruas Tietê e Professor Inácio Werneck. Já no domingo (1º), a Avenida Olegário Maciel, entre as ruas Benedito Reis Fortes e Monsenhor Gustavo Freire, será completamente interditada. Para minimizar os impactos no tráfego, a Rua Monsenhor Gustavo Freire terá mão dupla implantada entre a Rua Benedito Reis Fortes e a Avenida Olegário Maciel, com agentes e sinalizadores para garantir a fluidez do trânsito.
Além das mudanças no tráfego de veículos, o transporte público também sofrerá ajustes. No domingo, das 7h até o término dos trabalhos, as linhas 510, 511, 512, 515 e 537 não atenderão a Rua Benedito Reis Fortes e a Avenida Olegário Maciel no sentido Centro – Bairro, mantendo-se inalteradas as rotas no sentido Bairro – Centro.
Leia Também:
O novo reservatório, que faz parte de um projeto maior de melhoria na infraestrutura de abastecimento de água, visa otimizar a distribuição de água na região, que está localizada na parte alta da cidade. A Cesama destaca que a nova estrutura ajudará a reduzir os custos de manutenção das redes no bairro, além de diminuir a possibilidade de rompimentos na rede e faltas d’água. A iniciativa também trará uma economia de energia no processo de bombeamento, garantindo o acesso à água potável de qualidade para os moradores.
Este projeto faz parte do programa federal “Saneamento para Todos”, que já beneficiou outros bairros com novos reservatórios, incluindo Jardim dos Alfineiros, Milho Branco, Santos Dumont e o Residencial Jardim das Flores. Em dezembro, o bairro Santa Lúcia também receberá dois novos reservatórios, com previsão de finalização da etapa até o fim do ano.
A Cesama iniciou as obras em abril de 2024, com a elaboração dos projetos e a execução das bases dos reservatórios. Desde então, diversos bairros foram contemplados, e a fase atual de instalação do reservatório no Dom Bosco e em Santa Lúcia marca um passo importante para a melhoria da qualidade do abastecimento de água em Juiz de Fora.
Após a instalação dos reservatórios, a próxima etapa será a interligação dessas novas estruturas aos sistemas de água já existentes, completando o ciclo de melhoria para a cidade.