Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Cerrado: Maior Região Produtora de Queijo Minas Artesanal em Minas Gerais

Destaque na Produção de Queijo Minas Artesanal

Isadora Benetelli
Por Isadora Benetelli
/ 376 acessos
Cerrado: Maior Região Produtora de Queijo Minas Artesanal em Minas Gerais
Emater-MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A região do Cerrado se destaca como a maior produtora de Queijo Minas Artesanal em Minas Gerais, abrangendo 19 municípios e respondendo por mais de 30% da produção total do estado. Com mais de 9,5 mil toneladas anuais, conforme dados da Emater-MG, a região se consolida como um polo importante na produção desse tradicional queijo mineiro.

Diversidade e Qualidade

O Queijo Minas Artesanal do Cerrado ganha reconhecimento nacional pela sua qualidade, sabor suave e massa cremosa. A região abriga produtores de diferentes portes, desde familiares até grandes empreendedores, como Eudes Braga, do município de Carmo do Paranaíba, um dos principais produtores da região.

Suporte da Emater-MG

Ao longo de sua trajetória, Eudes Braga contou com o suporte da Emater-MG, que atua junto aos produtores para melhorar a qualidade do produto e garantir a conformidade com as boas práticas de produção.

Leia Também:

Excelência na Produção

Na fazenda de Eudes Braga, o cuidado com os animais, a higiene e as boas práticas estão presentes em todo o processo, desde o curral até a fabricação do queijo. Mesmo em uma produção de grande escala, o processo é artesanal, garantindo a qualidade e o sabor característicos do Queijo Minas Artesanal.

Reconhecimento de Indicação Geográfica

Em agosto de 2023, o Queijo Minas Artesanal do Cerrado conquistou o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse selo garante a identidade única do produto, agregando valor e assegurando sua origem e qualidade.

Visibilidade e Valorização

Para os produtores da região, como Alaor Martins, esse reconhecimento reforça a qualidade e o valor do seu produto. A conquista da IG proporciona visibilidade e confiabilidade aos consumidores, promovendo o Queijo Minas Artesanal do Cerrado como um dos melhores de Minas Gerais.

FONTE/CRÉDITOS: Emater-MG
Comentários:
Isadora Benetelli

Publicado por:

Isadora Benetelli

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )